Tapume cai e antecipa beleza da nova Casa do Artesão após restauro
Iluminada e restaurada, Casa do Artesão volta a ser destaque na Avenida Afonso Pena
A Casa do Artesão, um prédio histórico e centenário localizado na Avenida Afonso Pena, passou por uma incrível restauração que surpreendeu a todos que passavam pelo local na noite desta quarta-feira (15). Depois que os tapumes foram derrubados, revelando toda a beleza do edifício, o projeto de iluminação deu destaque a transformação que ocorreu. Agora, o prédio volta a encantar na principal avenida da cidade.
Lá dentro a obra continua. Na noite de ontem, após horário comercial, era possível ver trabalhadores dedicados aos últimos ajustes e organização do espaço que foi todo restaurado.
Casa do Artesão vai reinaugurar
O prédio será reinaugurado oficialmente neste domingo, 19 de março*, a partir das 17 horas, com homenagens e apresentações musicais. Entre as atrações principais, estão os músicos Geraldo Espíndola e Gabriel Sater. Os shows serão gratuitos para a população.
O prédio que abriga a Casa do Artesão e uma diversidade de artesanato sul-mato-grossense foi construído entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni. Foi a primeira sede do Banco do Brasil (cujo cofre é uma das atrações do local), comércio e autarquia pública. A inauguração do espaço como Casa do Artesão ocorreu em 1º de setembro de 1975. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.
Durante a reinauguração serão feitas homenagens a três artesãs: Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri, que tem no currículo contribuição para o artesanato de Mato Grosso do Sul. Ainda no evento será aberta também a exposição Rota Pantaneira, com obras de diversos mestres do artesanato desta região.
* Matéria editada às 13:15 de 16/03/2023 para correção da data de reinauguração do espaço.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).