Troque o pallet pelo bloco de concreto e leve a arquitetura industrial para casa
Na sala, no quarto ou na área externa, os pallets, que serviram por muito tempo para a decoração, podem ser substituídos pelos blocos de concreto. Baratos, tem peça a partir de R$ 2,00 no comércio de Campo Grande e que, dentro de casa, traz no detalhe a arquitetura industrial da década de 70.
Furados ou maciços, os blocos estão disponíveis nos mais diversos formatos e também tamanhos. Como simples solução para personalizar o ambiente, o mais comum é usá-los como aparadores de folhas de vidro ou madeira.
A história da arquitetura industrial remete à cidade de Nova Iorque dos anos 50 e 70. Os blogs de arquitetura são unânimes em apontar que o estilo surgiu no bairro Soho, quando artistas começaram a ocupar galpões de antigas fábricas e mantiveram tubulações aparentes, paredes descascadas e ainda usaram estrutura já existente de móveis e luminárias.
O estilo se encaixa na atualidade e aparece também nos objetos de decoração. Arquiteto, Higor Zanelato explica que, em tempos de "crise", os clientes têm buscado agregar um pouco do conceito. "É uma alternativa para economizar e deixar o ambiente diferente do comum".
Pela internet surgem várias ideias de como usá-lo na decoração. O importante é passar uma mão de impermeabilizante para evitar que os resíduos se espalhem pela casa.
Na sala, por exemplo, os blocos podem virar estante de livros ou aparador de mesinha de centro ou de hall de entrada.
E, no quarto, até como pé de cama box o bloco de concreto pode se tornar. A peça traz uma sobriedade para o ambiente que permite ao morador ousar em outros aspectos, ou, então, dar uma personalizada e pintá-la.
Na área externa, não tem adaptação melhor do que os blocos no jardim. Os vãos podem ser preenchidos com plantas e até virar uma hortinha. Se espaço não for o problema, o concreto também pode ser usado para apoio de banquinho.
E tem outra forma de se usar concreto aliado à natureza. Arquiteta e jornalista, Fabiane Higa criou vasinhos de cimento geométrico. Depois de ver tutoriais na internet, chegou à forma perfeita e começou a trabalhar.
"O concreto com o verde foi uma coisa que sempre me atraiu", conta. Elemento básico da arquitetura, ela chama a atenção para todos os revestimentos que apareceram nos últimos anos. "Se você ver, tem pinturas imitando concreto, cimento aparente e os pisos. A decoração não fica para trás, se a arquitetura vem com isso, o interior e o design também têm que acompanhar", acredita.
Nos vasinhos, Fabiane coloca suculentas, plantinhas delicadas que dão um contraste com a peça industrial. Em casa, a indicação é que os vasinhos fiquem em áreas com bastante claridade, mas longe do sol.
"Deixo no parapeito da janela e o mais prático é que ela só precisa ser molhada uma vez por semana", enfatiza. Cada vasinho é único e sai por R$ 30,00.
Olhe aí algumas inspirações que encontramos pela internet: