Ângelo Arruda lança “Deserto das Ideias”: um olhar para além do visível
Nesta sexta-feira (1º), o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda apresenta ao público seu terceiro livro de poesias, Deserto das Ideias, em um evento na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
A obra, lançada pela Editora Traços e Capturas, reúne 50 poemas concebidos entre 2019 e o período pós-pandemia, e a noite de lançamento começa às 19h na Rua Dr. Ferreira, nº 28, na Vila dos Ferroviários.
Nascido em Penedo, cidade que também inspira versos na nova obra, Ângelo já é conhecido por seus projetos na arquitetura, mas é na poesia que ele encontra outro modo de expressão. Inspirado pela beleza de locais como Florianópolis e os cânions de Aparados da Serra, o poeta revela que seu processo criativo ganhou novas camadas durante a pandemia. “A pandemia influenciou muita gente, né? Ficar em casa, observar, caminhar sozinho e descobrir paisagens ao redor foi uma inspiração enorme. O ato criativo, para mim, é um ato de observação”, comenta o autor.
Deserto das Ideias se diferencia dos livros anteriores, A Invenção do Silêncio (2017) e A Simplicidade do Abismo (2019), por apresentar uma seleção de poemas completamente novos, compostos em tempos de grande introspecção e redescoberta pessoal.
Ao refletir sobre essa nova fase literária, Ângelo explica que a obra traz o olhar de quem vê o mundo sob uma ótica que mistura realidade e imaginação. “Meu livro tem uma provocação. Ele chama atenção para o universo ao redor, que muitas vezes passa despercebido. Tenho versos que buscam iluminar as letras, clarear os versos, como se fossem Rouxinóis. É essa luz que trazemos para o ato criativo”, compartilha.
A ideia para o título, Deserto das Ideias, surgiu em uma conversa com o amigo de longa data, o também arquiteto Fayez José Rizk. Ao longo de mais de 40 anos de amizade, os dois discutiram o impacto da criatividade e da transformação na vida, o que inspirou o conceito do livro como um espaço de reflexão profunda sobre o que está oculto no cotidiano. “Ler em voz alta é chamar a atenção para que os poemas sejam cantados, que se tornem música. Tenho essa conexão também com a música, já tenho três CDs gravados e estou preparando um quarto,” acrescenta o autor, destacando o lado musical que permeia seu trabalho literário.
Para quem busca uma leitura rápida e intensa, Deserto das Ideias oferece exatamente isso: 50 poemas em um formato pequeno, de fácil leitura, que podem ser devorados em minutos, mas que deixam marcas de descoberta.
O lançamento será às 19h na Rua Dr. Ferreira, nº 28, na Vila dos Ferroviários.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.