Aquarelas de Thais contam histórias de amor que viram presente criativo
Campo-grandense investiu na aquarela para traduzir relações e saudades, que vira opção de presente para quem deseja surpreender
A relação com o desenho e a pintura surgiu quando Thais Barros ainda era uma menininha curiosa ao lado da mãe, que é artista plástica e sempre incentivou a filha na arte. Hoje, além da dedicação à tatuagem como já contamos no Lado B, agora ela encanta com encomendas que quase deixa você com vontade de morar na pintura, pelo sorriso, pela paisagem, pela sutileza dos traços em aquarela.
A pintura virou objeto de desejo na adolescência, conta. “Eu confesso que eu não gostava muito, mas tudo mudou quando eu tinha 16 anos. Na escola, participei da elaboração de um livro infantil com a temática da pluralidade cultural e social do continente africano, cada aluno escolhia um país pra criar uma história infantil, na qual a gente tentava mostrar algumas características específicas de cada região, foi ali que eu tive a oportunidade de estruturar a história e ilustrá-la. Pedi ajuda para minha mãe que, na época, me ensinou a mexer com aquarela”.
Foi então que Thais se apaixonou pela técnica, pela fluidez que a aquarela possui, pelas manchas que podem ser formadas nas pinturas. “Eu sinto uma leveza maior utilizando essa forma de pintar. Ainda tenho vontade de voltar a arriscar em outros materiais, como quando eu testava quando era criança as acrílicas, giz pasteis minha mãe, mas ainda não parei pra fazer isso de fato”, conta.
Os pedidos são diversos. “Eu normalmente acabo focando nos retratos de famílias, casais, bichinhos, porque é o que sinto que as pessoas mais gostam. Percebo que as pessoas gostam de se ver de outra forma, numa pintura, ou um desenho, feitos por um outro olhar que não seja os delas mesmas sobre seu próprio reflexo, ou sobre os de quem ela quer junto delas nessas pinturas”.
Em alguns casos, Thais sente até vontade de morar no desenho que produz, só pela história. “Esses dias pintei uma paisagem para uma cliente que queria presentear o marido. Era a composição de dois cenários importantes para ele e ela pediu pra eu uni-los em um só. Parece que deu certo, eles gostaram e teve um significado muito bonito”.
Os tamanhos das obras podem ser A5 (15 cm x 21 cm) ou A4 (21 cm x 30 cm). Já os valores variam de acordo com os elementos na composição do retrato.
Em todas as vezes que pinta, Thais diz que se emociona. “Eu vejo que os retratos realmente contam histórias, por exemplo, num retrato de Dia dos Namorados, em que o cliente me pediu para colocar os códigos que representavam as coordenadas de um lugar importante para os dois e o nome de uma música que também dizia sobre quem eles são juntos e como essa relação se construiu até aqui. Apesar de nem sempre conhecer muito bem as pessoas que me procuram e confiam em mim para pintar os seus retratos, eu fico muito emocionada por estar, de alguma forma, representando parte da vida de alguém e tudo que essa representação na aquarela significa pra elas”, finaliza.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Thais, pode entrar em contato com ela pelo Instagram @barros.ink
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.