Artista ensina a soltar a criatividade e fazer decorações de Natal
Além de ajudar a ocupar a cabeça, a atividade também é uma opção para entreter as crianças
Já pensou em transformar o ato de decorar a casa para o Natal em uma atividade divertida, criativa e para incluir toda a família? Para isso, o Lado B sugere juntar os pincéis, tintas e fitas coloridas, e se inspirar em algumas ideias de decorações para fazer você mesmo, com o que tiver em casa.
Além de ser uma maneira de expressar a criatividade e ocupar a cabeça, a prática incentiva a sustentabilidade e o consumo consciente. A atividade ainda é uma ótima opção para entreter as crianças, e promover um momento divertido em conjunto com os pequenos.
A lista de materiais que podem ser transformados em decorações divertidas e coloridas é longa, e inclui barbante, lã, cotonete, tintas coloridas, glitter e papel.
A artista Natália Bacha, dona do Almaná Ateliê, ensina algumas opções para ajudar a aguçar a criatividade.
Segundo a artista, os DIY (Do it Yourself, ou faça você mesmo, na tradução livre), são projetos e tutoriais que incentivam a criação e personalização de objetos de forma descomplicada, sem necessidade de comprar tudo pronto. "É uma prática que vem crescendo bastante, principalmente pelo aspecto sustentável e criativo", comenta.
Para Natália, o céu é o limite, e a artista frisa que a ideia principal desses projetos é a reutilização de materiais que seriam descartados, transformando em algo útil e bonito.
"Para isso, é preciso treinar o olhar e perceber o que mais pode virar, por exemplo, um pedaço de papelão, um miolo de papel higiênico, garrafas pet, tampa de garrafas, latas de alumínio, caixa de ovo", sugere.
Em seus vídeos, Natália busca usar materiais de fácil acesso e de fácil manuseio. Ela explica também que muitos dos materiais utilizados podem ser facilmente substituídos por outros itens similares.
"Com miolo de papel higiênico fiz um belo adorno em forma de estrela para árvore de Natal. Ele poderia ser substituído, por exemplo, por sacolas de papelão. Outro vídeo que eu fiz e que eu adoro são as estrelinhas de Natal que usei bicarbonato de sódio e amido de milho. Fica como uma cerâmica fria. Eu tenho um fio de estrelinhas que fiz no Natal do ano passado e elas estão perfeitas. Além disso, dá para pintar ou decorar como quiser", ensina.
Flocos de neve
Materiais:
- Fio de barbante ou de lã
- Cola quente
- Cotonetes
Bolas natalinas
Materiais:
- O miolo dos rolos de papel higiênico
- Tinta
- Pincéis
- Linha colorida brilhante (pode ser substituída por barbante ou lã)
Mini árvores de Natal
Materiais:
- Barbante ou fitas
- Cola quente
- O miolo dos rolos de papel higiênico
- Pedrinhas decorativas, como pérolas
Anjinhos
Materiais:
- Fios de arame em chenille coloridos
Estrelinhas de cola
Materiais:
- Fita adesiva
- Flores secas para decorar
- Cola quente
Marcadores de página
- Materiais:
- Papel sulfite
- Tinta
- Pincéis
- Tesoura
- Papel colorido
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.