Avó escreve livro para neta saber o que aprontava quando criança
Na obra, a avó conta algumas das aventuras da menina de nove anos e mostra relação genuína
Tem avós que não medem esforços em ver os netos felizes e a Cristina Lucia de Souza é uma delas. Para eternizar os melhores momentos da Sophia, de 9 anos, a assistente social escreveu um livro. Como a menina reside com a família nos Estados Unidos, a obra foi publicada em Português e Inglês para que todos compreendessem.
Essa é a primeira vez que Cristina escreve um livro e a vontade de fazer um só começou devido à ociosidade da pandemia. “Eu não estava pretendendo fazer, mas a pandemia coincidiu com a minha aposentadoria. Eu comecei a escrever sobre as brincadeiras e histórias da Sophia, porque ela é muito criativa”, explica.
É com um sorriso no rosto e de forma carinhosa que ela fala sobre a netinha que mora em Brookfield, no estado americano de Illinois. Mesmo com a distância, as duas se veem anualmente, quando Sophia visita o Brasil ou Cristina viaja para os Estados Unidos.
Em abril de 2020, Cristina iniciou o processo de escrita do livro que fala sobre a família, a casa onde ela reside, as brincadeiras dela e momentos mais engraçados que a pequena já protagonizou. A aposentada relata um dos momentos narrados na obra. “A diretora a chamou para conversar sobre as regras do colégio, depois minha filha explicou para Sophia e ela disse: 'Eu quero ser uma menina livre'”, ri.
Quando começou a produzir o livro, Cristiane pretendia surpreender a neta quando voltasse a vê-la. A intenção deu certo e a menina ficou radiante ao descobrir que suas histórias foram convertidas em livro. “Ela ficou assim sem reação, muita gente gostou também, ela já levou até na escola para mostrar aos amiguinhos”, diz.
Por a Sophia ser mais fluente em Inglês, Cristiane quis traduzir o livro para que a menina o entendesse. A tia dela, Mariana Miranda, ficou responsável pelo processo de revisão e tradução do Português para o outro idioma. Além de ser um livro bilíngue, a obra é toda colorida e ilustrada por Bruno Godoy.
Na visão da Cristiane, escrever o livro para a neta foi ter a oportunidade de preservar lembranças que facilmente seriam esquecidas pelo tempo. “Mesmo com o celular, hoje em dia, tudo se perde”, afirma.
Além dessa questão, a escritora comenta que a obra pode ser utilizada como ferramenta de aprendizado. Devido ao caráter infantil, o trabalho pode ser lido por crianças e adultos que estão no nível básico de Inglês. “É um livro que pode ser trabalhado nas escolas, porque as crianças podem ter o aprendizado do Inglês, assim como os adultos”, explica.
A obra “As Aventuras da Sophia” será lançada no sábado (05), na cafeteria Duckbill, localizada na Rua Nortelândia, nº 613, Bairro Santa Fé. O evento é das 16h às 19h.
Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Lado B e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).