Belchior no muro deu cor à paixão pela arte vivida por Rogéria e Rossine
Grafite completou o quintal que é palco de muitos sarais e encontros de amigos
O quintal de Rogéria e Rossine que já era um verdadeiro mergulho na arte e palco de muitos sarais e noites do vinil entre amigos, agora ficou completo com um grafite assinado pelo artista Muriel de Oliveira, de 31 anos, o Curumex. O muro que antes era composto pela técnica de tijolinhos à vista ganhou o rosto do cantor Belchior e transformou o espaço em um verdadeiro “point” para fotos.
Rossine Benício Rodrigues, de 51 anos, e Rogéria Fonseca da Victória, de 48, se conheceram no curso de Letras e o cantor Belchior é só mais uma das paixões em comum do casal. “Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Raul Seixas, Manuel Bandeira, Legião Urbana... Tudo isso aparece pra gente da adolescência para a faculdade. Mas na faculdade essa questão da arte foi ficando cada vez mais presente. Belchior representa tudo isso, tem filosofia e letra artística”, comenta Rossine.
Rogéria explica que o espaço foi reformado recentemente, mas o desejo de realizar uma intervenção artística vinha de longa data. “A gente sempre faz sarau aqui em casa com Geraldo, Begèt, sem anunciar, sempre entre amigos. E como o Rossine e meu irmão escrevem, tínhamos vontade de realizar uma intervenção artística com poesia. Fomos pesquisando e em uma viagem a São Paulo vimos muitos grafites”, lembra a moradora.
A escolha de eternizar Belchior no muro da residência não foi difícil. Ambos optaram pela brasilidade e por algo que realmente representasse a atualidade. “Para o momento que a gente vive, Belchior na parede, ajuda”, sorri Rogéria.
Curumex foi uma “grata surpresa” ao casal, que já tinha recebido até a visita de arquitetos, mas ninguém tinha entendido o verdadeiro espírito da coisa.
“Eu cheguei a pedir contatos para o meu irmão, mas ele enrolou muito. A última arquiteta que veio até entendeu o que eu queria e sugeriu que eu procurasse um grafiteiro. Aí, pedi para a Mara que organiza o Sarau de Segunda. Ele (Curumex) colocou a ideia que eu tinha, mas do jeito dele e eu estou gostando de tudo”, frisa.
“Tem personalidade, tem um traço original. A gente queria uma coisa original e não um trabalho plástico”, completa Rossine.
O trabalho durou um dia e foi feito totalmente com o uso de spray. O casal acompanhou todo o processo e se encantou do início ao fim.
“Primeira coisa que perguntei foi sobre o espaço e tamanho. Através da referência que ela me deu eu criei no meu estilo. Sobre as flores, nada foi de propósito, era para criar uma mistura de flora para promover um clima mais tropical e cheio de brasilidade. A cor roxa em volta de Belchior funciona como moldura e destaca o personagem”, explica Curumex.
Antes de iniciar os desenhos oficiais, Curumex passou o projeto para parede cheios de quadrados e triângulos. Formas que confundem qualquer um.
Rossine é professor de cursinho e a primeira foto postada no Facebook explodiu de curtidas e comentários. O grafite acaba de ficar pronto e a fila para fotos já é enorme entre os amigos. Para resolver a situação, o casal já planeja um sarau para o fim de janeiro para inauguração da obra.
“Quando tinha a “Noite da Seresta” nós assistimos a uns três shows do Belchior na Praça. Também assistimos a um show no “Temporadas Populares” e ficamos surpresos com o trabalho dele (Curumex) e deu uma qualidade para nossa casa que não esperávamos. É logico que esperávamos algo bom, mas nos surpreendeu. Estávamos sem grana e foi nosso presente de Natal”, pontua Rossine.
O casal viajou neste Natal, mas Ano Novo a casa recebe a festa de Revéillon, que neste ano tem decoração garantida.
Curumex garantiu que é mais inspirador criar uma arte em espaço acolhedores, se referindo ao casal. O artista tem mais trabalhos por Campo Grande, como uma cabocla gigante no Jurema Bar e toda a área do restaurante Quintal 280.