ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Com amor pela música, banda faz surdos “ouvirem” rock com ajuda de intérprete

O projeto “Rock in Libras” surgiu há dois meses com a proposta de promover a inclusão social em Campo Grande e tem dado certo

Alana Portela | 20/12/2019 06:35
A Brandes Band durante um show do projeto "Rock in Libras" (Foto: Divulgação)
A Brandes Band durante um show do projeto "Rock in Libras" (Foto: Divulgação)

A música é para todos e a Brandes Band resolveu facilitar e fazer os surdos “ouvirem” canções durante shows. A ideia faz parte do projeto “Rock in Libras”, e conta com a parceria de uma intérprete que ajuda a entender as letras e a animar o público com movimentos que lembram o rock and roll e outros estilos.

“O projeto visa proporcionar acessibilidade as pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva. Consiste em fomentar a música regional e fazer a inclusão social para que todos tenham acesso a música”, diz João Brandes.

Aos 31 anos, ele é músico há 15 anos e criou o projeto após passar por uma experiência na faculdade. “Foi meu primeiro contato com um surdo e desde então pensei em como eles podem conhecer a música. Na época, cursava Direito, isso em 2007 e hoje ele é o presidente da associação de surdos”, diz.

Depois disso, entrou no curso de Libras, onde aos poucos está aprendendo a se comunicar através dos gestos. “Vou para a fase intermediária”, comenta. João era integrante de um grupo musical que desfez a parceria neste ano, foi aí que viu a oportunidade de colocar em prática a ideia que até então não saia do papel.

O estilo da música também tem atraído vários fãs do rock nas apresentações da banda. “O gênero envolve desde o visual até a forma que se toca. Realizamos uma apresentação numa conveniência e 8 surdos foram ao local conferir o show. Estavam com camisetas do Metálica”, lembra.

O show da banda apresenta músicas regionais como das bandas regionais, O Bando do Velho Jack, Bêbados Habilidosos, Geraldo Rocca, Alta Tensão, Filhos dos Livres, entre outros. O grupo ainda fomenta a cultura regional, possibilitando o conhecimento das obras musicais do Estado e ainda conscientizando o público sobre a necessidade de oferecer acessibilidade ao público durante os shows.

A banda recém começou, mas na Capital muitos surdos já sabem da novidade e vão as apresentações na esperança de entender o que está acontecendo e se socializar. É um momento de descontração, que mistura diversão, conhecimento e inclusão social.

Confira uma demonstração da apresentação da banda em Campo Grande no vídeo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Enquanto João Brandes canta e toca violão, outro músico fica na bateria e uma intérprete faz os sinais (Foto: Divulgação)
Enquanto João Brandes canta e toca violão, outro músico fica na bateria e uma intérprete faz os sinais (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias