ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Com amor pela música, banda faz surdos “ouvirem” rock com ajuda de intérprete

O projeto “Rock in Libras” surgiu há dois meses com a proposta de promover a inclusão social em Campo Grande e tem dado certo

Alana Portela | 20/12/2019 06:35
A Brandes Band durante um show do projeto "Rock in Libras" (Foto: Divulgação)
A Brandes Band durante um show do projeto "Rock in Libras" (Foto: Divulgação)

A música é para todos e a Brandes Band resolveu facilitar e fazer os surdos “ouvirem” canções durante shows. A ideia faz parte do projeto “Rock in Libras”, e conta com a parceria de uma intérprete que ajuda a entender as letras e a animar o público com movimentos que lembram o rock and roll e outros estilos.

“O projeto visa proporcionar acessibilidade as pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva. Consiste em fomentar a música regional e fazer a inclusão social para que todos tenham acesso a música”, diz João Brandes.

Aos 31 anos, ele é músico há 15 anos e criou o projeto após passar por uma experiência na faculdade. “Foi meu primeiro contato com um surdo e desde então pensei em como eles podem conhecer a música. Na época, cursava Direito, isso em 2007 e hoje ele é o presidente da associação de surdos”, diz.

Depois disso, entrou no curso de Libras, onde aos poucos está aprendendo a se comunicar através dos gestos. “Vou para a fase intermediária”, comenta. João era integrante de um grupo musical que desfez a parceria neste ano, foi aí que viu a oportunidade de colocar em prática a ideia que até então não saia do papel.

O estilo da música também tem atraído vários fãs do rock nas apresentações da banda. “O gênero envolve desde o visual até a forma que se toca. Realizamos uma apresentação numa conveniência e 8 surdos foram ao local conferir o show. Estavam com camisetas do Metálica”, lembra.

O show da banda apresenta músicas regionais como das bandas regionais, O Bando do Velho Jack, Bêbados Habilidosos, Geraldo Rocca, Alta Tensão, Filhos dos Livres, entre outros. O grupo ainda fomenta a cultura regional, possibilitando o conhecimento das obras musicais do Estado e ainda conscientizando o público sobre a necessidade de oferecer acessibilidade ao público durante os shows.

A banda recém começou, mas na Capital muitos surdos já sabem da novidade e vão as apresentações na esperança de entender o que está acontecendo e se socializar. É um momento de descontração, que mistura diversão, conhecimento e inclusão social.

Confira uma demonstração da apresentação da banda em Campo Grande no vídeo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Enquanto João Brandes canta e toca violão, outro músico fica na bateria e uma intérprete faz os sinais (Foto: Divulgação)
Enquanto João Brandes canta e toca violão, outro músico fica na bateria e uma intérprete faz os sinais (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias