Com filmes sobre crise social na Europa, mostra de cinema começa hoje no MIS
A programação continua até quinta-feira (22), com entrada franca e após a sessão ocorre um debate
Abordando a crise social da Europa vivido no século passado, a “Mostra Irmãos Dardenne: a triologia da crise” acontece em Campo Grande. O evento começa hoje (20), às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som), com exibições de filmes. A programação e continua até quinta-feira (22), com entrada é franca. Após as exibições, ocorre um debate.
Hoje, o filme a ser exibido é “A Promessa”. Na obra, Roger (Olivier Gourmet) e seu filho de 14 anos, Igor (Jérémie Rénier), fazem parte de uma rede que transporta imigrantes da África, Ásia e também da Europa do Leste, alojando-os em condições precárias e explorando seu trabalho a baixo preço. Na trama, eles enganam os estrangeiros entregando-lhes falsos vistos de permanência, preenchidos pelo próprio Igor.
Amanhã (21), é a vez do público assistir a “Rosetta”. O filme apresenta a jovem de mesmo nome (Émilie Dequenne), que mora com a mãe desempregada e alcoólatra em um acampamento de trailers. A garota tenta desesperadamente encontrar e se manter em um emprego para garantir as condições mínimas de sobrevivência. Nessa busca, a ética se torna um fator a ser considerado em segundo plano.
A mostra encerra na quinta-feira com a transmissão da obra “A Criança”. O filme apresenta o jovem casal Sonia (Déborah François) e Bruno (Jérémie Renier). Sonia está desempregada, enquanto Bruno vive de pequenos furtos. Quando ela dá à luz ao filho do casal, Bruno decide vender o bebê no mercado clandestino.
Local - O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. Telefone: (67) 3316-9178.