ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Artes

Com história da Nhecolândia, jornalista escreve livro sobre o Pantanal

"Memórias de Um Pantanal" conta sobre o desenvolvimento da região do Rio Negro

Gustavo Bonotto | 07/02/2023 22:10
Uma das famílias pioneiras da região da Nhecolândia, onde Cyriaco Rondon foi retratado no livro. (Foto: Reprodução/Travessa)
Uma das famílias pioneiras da região da Nhecolândia, onde Cyriaco Rondon foi retratado no livro. (Foto: Reprodução/Travessa)

O livro "Memórias de Um Pantanal: Histórias de homens e mulheres que desvendaram a região do Rio Negro", que conta a história do Pantanal sul-mato-grossense, será lançado na próxima segunda-feira (13). A obra foi escrita pela jornalista Teté Martinho e reverterá toda sua renda para a manutenção da Brigada Alto Pantanal e do Projeto Brigadas Pantaneiras.

Em versão bilíngue (português e inglês), o livro, em suas 296 páginas, sobrevoa a história de uma das nove sub-regiões do Pantanal, mostrando os movimentos que levaram à sua formação cultural. “O fato de ter sido uma grande propriedade, e a natureza, impiedosa, que forçou o homem a adaptar sua atividade ao regime de cheias, inclusive a pecuária, acabaram contribuindo para preservar o ecossistema”, afirmou Martinho.

Nesse cenário, a saga pantaneira se revela desde a busca de ouro e prata dos primeiros tempos até o combate atual ao risco de desertificação da maior área alagável do planeta. “Tão intrigantes quanto personagens ficcionais, como o José Leôncio das duas versões da telenovela que ajudou a popularizar a região, pessoas reais como Cyríaco Rondon e a mulher, Thomázia, contribuem para mapear as raízes do Pantanal contemporâneo”, pontuou a autora.

“Memórias de Um Pantanal: Histórias de homens e mulheres que desvendaram a região do Rio Negro” foi realizado via Lei de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional e da Rodobens.

Após o lançamento, o livro estará disponível para compra na Biblioteca do Documenta Pantanal, que pode ser acessada neste link.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias