Com história da Nhecolândia, jornalista escreve livro sobre o Pantanal
"Memórias de Um Pantanal" conta sobre o desenvolvimento da região do Rio Negro
O livro "Memórias de Um Pantanal: Histórias de homens e mulheres que desvendaram a região do Rio Negro", que conta a história do Pantanal sul-mato-grossense, será lançado na próxima segunda-feira (13). A obra foi escrita pela jornalista Teté Martinho e reverterá toda sua renda para a manutenção da Brigada Alto Pantanal e do Projeto Brigadas Pantaneiras.
Em versão bilíngue (português e inglês), o livro, em suas 296 páginas, sobrevoa a história de uma das nove sub-regiões do Pantanal, mostrando os movimentos que levaram à sua formação cultural. “O fato de ter sido uma grande propriedade, e a natureza, impiedosa, que forçou o homem a adaptar sua atividade ao regime de cheias, inclusive a pecuária, acabaram contribuindo para preservar o ecossistema”, afirmou Martinho.
Nesse cenário, a saga pantaneira se revela desde a busca de ouro e prata dos primeiros tempos até o combate atual ao risco de desertificação da maior área alagável do planeta. “Tão intrigantes quanto personagens ficcionais, como o José Leôncio das duas versões da telenovela que ajudou a popularizar a região, pessoas reais como Cyríaco Rondon e a mulher, Thomázia, contribuem para mapear as raízes do Pantanal contemporâneo”, pontuou a autora.
“Memórias de Um Pantanal: Histórias de homens e mulheres que desvendaram a região do Rio Negro” foi realizado via Lei de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional e da Rodobens.
Após o lançamento, o livro estará disponível para compra na Biblioteca do Documenta Pantanal, que pode ser acessada neste link.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).