ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Com novela Pantanal na trajetória, André Tristão abre oficina teatral

Sonha em fazer teatro ou mergulhar no universo teatral? Esse é o momento. Oficina vai durar 4 meses e meio

Thailla Torres | 05/02/2022 09:16
A oficina tem duração de quatro meses e meio. (Foto: Vaca Azul)
A oficina tem duração de quatro meses e meio. (Foto: Vaca Azul)

O teatro é uma das linguagens artísticas mais belas e transformadoras. Ninguém sai o mesmo após assistir a um espetáculo. Mas quantas dúvidas você já teve sobre os bastidores ou quantas vezes achou era incapaz de subir ao palco e fazer a mesma arte usando o próprio corpo e todas as suas expressões?

É para dar fim a esses medos e realizar o sonho de quem pensa em dar o primeiro passo no universo teatral que o professor, diretor e ator André Tristão, com anos de experiência no teatro e atual elenco do esperado remake da novela Pantanal, abriu inscrição para sua oficina teatro.

“Nós vamos passar por processos de trabalho corporal e vocal, exercícios de improvisação, jogos teatrais, mímica, leitura de texto, criação de cena e apresentação”, detalha o diretor. (Foto: Vaca Azul)
“Nós vamos passar por processos de trabalho corporal e vocal, exercícios de improvisação, jogos teatrais, mímica, leitura de texto, criação de cena e apresentação”, detalha o diretor. (Foto: Vaca Azul)

A oficina tem duração de quatro meses e meio: março, abril, maio, junho e a primeira quinzena de julho, na qual acontece a finalização do processo. As vagas são para 4 turmas de jovens e adultos a partir dos 16 anos.

Os encontros acontecerão às terças (Turma 1), quartas (Turma 2), quintas (Turma 3) das 19h às 21h30/22h e aos sábados (Turma 4) das 9h às 11h30 na Casa de Ensaio, localizada na Avenida Afonso Pena.

“Nós vamos passar por processos de trabalho corporal e vocal, exercícios de improvisação, jogos teatrais, mímica, leitura de texto, criação de cena e apresentação”, detalha o diretor.

Os trabalhos de voz e mímica serão ministrados pelo ator e preparador vocal Ewerton Goulart.

A oficina faz parte dos sonhos de André, que a partir da formação na universidade acabou tomando gosto em dar aula. “Ainda mais depois de um tempo de experiência. Em 2017, entrei para coordenar o Núcleo de Teatro da UFMS com jovens e adultos, e isso me trouxe uma realidade gostosa, acabei tomando forma e criando minha dinâmica de dar aula”.

O trabalho de André é conduzido pelo trabalho de consciência corporal, uma de suas formações. “Onde se trabalha anatomia do corpo e o corpo que é o meio do fazer teatral. A partir disso, quem faz a oficina tem um longo processo de entendimento desse meio e desse corpo”.

Nesse processo os alunos vão poder sentir o que é estar no palco, fazer todas as etapas, desde a sala de ensaio até o momento de apresentação, entender do cenário e figurino.

“’É de extrema importância de ter cursos livres de teatro pela cidade, precisamos movimentar o mercado, descobrir novos talentos, trazer frescor e pessoas novas para cena teatral. Eu sou cria de oficinas que ocorreram no José Otávio Guizzo, e isso prova a importância de trabalho e oficinas envolvendo a arte teatral”.

Atualmente, André é um dos sul-mato-grossenses que foram selecionados para fazer parte da novela Pantanal. Ele terá participação interpretando um jagunço. Além disso, participa também de um novo filme que está sendo gravado em Mato Grosso do Sul e é projeto do Coletivo Ladrak.

“É o filme Metástase, que possui referências fortes do cinema moderno, tendo como referência Glauber Rocha e o diretor alemão Werner Herzog, trazendo traços da confusão e absurdez relativos à contaminação kafkiana presente na obra”, revela André, que interpretará Frederick, um funcionário do Estado. Ele é responsável por delimitar as terras agrícolas criando loteamentos em meio à natureza intacta.

“O filme se passa em um tempo que não atual, porém, com uma discussão muito presente nos dias de hoje, com tudo o que tem acontecido referente à exploração da natureza e as relações políticas presentes nas relações humanas”.

Em breve, falaremos mais sobre o novo filme.

Quem tem interesse em participar da oficina teatral, pode entrar em contato com André pelo telefone (67) 99921-6863 ou saber mais pelo Instagram.

André é professor, diretor, ator e um apaixonado pelo teatro. (Foto: Vaca Azul)
André é professor, diretor, ator e um apaixonado pelo teatro. (Foto: Vaca Azul)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias