ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Das histórias que ouve, Natália cria ilustrações que colorem bancos

Há 3 anos, ela pinta detalhadamente as lembranças nos objetos que servem de presentes até para crianças

Jéssica Fernandes | 02/05/2023 07:51
Banquetas coloridas trazem desenhos personalizados. (Foto: Arquivo pessoal)
Banquetas coloridas trazem desenhos personalizados. (Foto: Arquivo pessoal)

As banquetas coloridas trazem ilustrações inspiradas nas histórias de quem contrata Natália Barbieri Bacha, de 41 anos. Formada em administração, trabalhava com tradução para legendas quando descobriu na pintura um passatempo e depois novo trabalho.

A trajetória dela desenhando e colorindo banquetas começou em 2020, mas antes disso Natália já tinha contato próximo com o pincel e a tinta. Na época, ela e a filha, assim como a maioria das pessoas, viviam o isolamento social causado pela pandemia.

Em casa, o hobby era a forma que encontrou para se distrair e através das redes sociais, a artista compartilhava algumas das produções. Natália comenta que no período não faltavam ideias para pôr em prática.

Animais de estimação ganham tons coloridos para ilustrar objeto. (Foto: Arquivo pessoal)
Animais de estimação ganham tons coloridos para ilustrar objeto. (Foto: Arquivo pessoal)

“Estávamos no início da pandemia, minha filha estava com quase dois anos na época e eu precisava encontrar algo que me preenchesse naquele momento. O isolamento que vivemos, de alguma forma, trouxe também muita criatividade”, afirma.

Numa das publicações, Natália compartilhou a banqueta com desenho de melancia feito de presente para a filha. A foto chamou atenção e assim começaram as encomendas das banquetas. A artista conta que os amigos foram os primeiros clientes.

“Amigos que me seguiam começaram a perguntar se eu aceitava encomendas. Seria um sonho para mim trabalhar com arte. No meio da pandemia, isolados, os desenhos que eu fazia mantinham minha sanidade. Comecei então a pintar banquetas contando histórias”, comenta.

Desde 2020, Natália realiza o trabalho artístico com banquetas pequenas e médias. (Foto: Arquivo pessoal)
Desde 2020, Natália realiza o trabalho artístico com banquetas pequenas e médias. (Foto: Arquivo pessoal)

Usando o talento e sensibilidade, ela confere um toque pessoal às histórias que ouve e retrata nas pinturas. Por se tratar de memórias e vivências das pessoas, os desenhos são únicos, cheios de símbolos e detalhes. A pintora explica como funciona o processo criativo e o significado que a encomenda carrega.

“As pessoas têm sempre uma história especial delas mesmas ou de alguém que querem presentear. Ouço a história, transformo numa ilustração e depois pinto a banqueta. As banquetas transformam-se em objetos afetivos que representam uma linda história”, destaca.

Cada história que ouve encanta a artista que se agarra aos detalhes que, posteriormente, colorem cada pedaço do banco. Animais, flores, pessoas, lugares e objetos compõem os trabalhos pintados por ela.

Banqueta colorida representou fazenda e seus bichinhos. (Foto: Arquivo pessoal)
Banqueta colorida representou fazenda e seus bichinhos. (Foto: Arquivo pessoal)
Para as crianças, banquetas são usadas como apoio. (Foto: Arquivo pessoal)
Para as crianças, banquetas são usadas como apoio. (Foto: Arquivo pessoal)

Natália relata um exemplo de história que escutou e a forma como a representou. “Recebi uma encomenda que seria um presente para o marido. Ele tinha uma Kombi, um cachorro e dois gatos na época. O cachorro tinha sido presente surpresa para a esposa e estava escondido na Kombi quando lhe foi dado. Eu retratei a Kombi, pintei da mesma cor e fui fiel aos detalhes, como placa, retrovisor, para brisa. Coloquei o cachorrinho dirigindo e os gatinhos como passageiros”, diz.

Na rotina de produção, as encomendas de banquetas para crianças são as mais frequentes no trabalho. Na visão dela, o objeto possibilita contato próximo dos pequenos com a arte. “Elas adoram a autonomia de conseguir carregá-los, interagem com a arte. Acredito que para uma criança, o banquinho personalizado pode ser um presente que marca a infância”, opina.

Embora os desenhos não sigam padrão, justamente por serem personalizados, o tamanho das banquetas sim. Natália disponibiliza duas opções para as pessoas escolherem, sendo o tamanho pequeno de 28 centímetros e o médio de 50 centímetros. O primeiro custa R$ 198 e o segundo R$ 258.

Trabalho encomendado para presentear marido teve Kombi e animais de estimação. (Foto: Arquivo pessoal)
Trabalho encomendado para presentear marido teve Kombi e animais de estimação. (Foto: Arquivo pessoal)

Para quem não faz ideia de como uma banqueta pode agregar com a decoração ou qual serventia a mesma teria em casa, a artista apresenta várias possibilidades. “Eles são de madeira, estáveis, seguros e charmosos. Perfeitos para crianças e adultos. Servem para o que você imaginar: sentar, subir, colocar um vasinho de planta em cima ou até mesmo apoiar uma taça de vinho no fim do dia. Já para as crianças, eu costumo dizer por experiência própria, que eles servem para alcançar”, ressalta.

Com agenda aberta para encomendas, Natália aceita trabalhos através do Instagram @almana_atelie

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias