ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Em várias idas ao SBT, Tatá Marques lamenta não ter conhecido Silvio Santos

Principal apresentador do SBT MS lamentou morte de ícone da TV: "exemplo de homem de família e comunicador"

Por Dayene Paz | 17/08/2024 11:08
Tatá Marques durante uma das visitas ao SBT em apresentação do Teletom. (Foto: Arquivo pessoal)
Tatá Marques durante uma das visitas ao SBT em apresentação do Teletom. (Foto: Arquivo pessoal)

"Se imortalizou, não única e exclusivamente como homem dono de televisão ou do Baú da Felicidade, mas pela conduta, ética, pela moral e respeito". A frase é do principal apresentador do SBT MS (Sistema Brasileiro de Televisão de Mato Grosso do Sul), Tatá Marques, ao receber a notícia da morte de Silvio Santos, o mais popular apresentador da televisão brasileira, e fundador do SBT.

A morte de Silvio Santos foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT, que emitiu um comunicado oficial destacando a alegria e o amor que o apresentador levou a milhões de brasileiros ao longo de sua carreira.

"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial, e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em paz que você sempre será eterno em nossos corações", diz o comunicado.

Tatá e Raul Gil em uma das visitas ao SBT em São Paulo. (Foto: Arquivo pessoal)
Tatá e Raul Gil em uma das visitas ao SBT em São Paulo. (Foto: Arquivo pessoal)

Silvio Santos ficou conhecido pela habilidade única em cativar o público e se tornou uma das figuras mais influentes da mídia brasileira. "Moldei muito da comunicação dele na minha comunicação. Aprendi a maneira de falar para um público em grande massa, me gabaritei e até hoje costumo usar das táticas, das técnicas de comunicação que o Silvio Santos trouxe, na essência dele, nas apresentações e dos momentos incríveis que ele já protagonizou", disse Tatá.

O apresentador de MS já esteve por algumas vezes no estúdio do SBT em São Paulo, durante participações do Teleton, exibido pelo SBT em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Tatá lamenta o fato de nunca ter conhecido Silvio pessoalmente. "Eu nunca consegui encontrar o Silvio Santos pessoalmente, isso é uma frustração que eu carrego", diz Tatá.

Silvio é descrito por Tatá como uma pessoa fora do comum. "Nesse tempo, por mais de 60 anos a frente da televisão, ele se imortalizou, não única e exclusivamente como homem dono de televisão, do Baú da Felicidade, mas pela conduta, pela ética, moral, respeito as outras pessoas, aos funcionários, produtores, jornalistas, apresentadores da casa".

Tatá Marques e Roque, fiel assistente de palco de Silvio Santos. (Foto: Arquivo pessoal)
Tatá Marques e Roque, fiel assistente de palco de Silvio Santos. (Foto: Arquivo pessoal)

Tatá comenta que a maneira de lidar com o público fez com que ele se tornasse o maior comunicador do País. "Ele não morre, porque os ensinamentos, o legado dele, permanecerão por séculos. O Silvio Santos trouxe, na maneira de vestir, se comunicar, rir, falar, tudo que agregasse para um grande comunicador explodir, e como ele conseguiu. Uma unanimidade no Brasil e referência para novos e antigos apresentadores".

O apresentador de MS lembra, ainda, que os domingos com Silvio Santos salvaram e mudaram vidas. "Diria até de inteligência emocional, porque muita gente se livrou de depressão assistindo Silvio Santos no domingo. Sem contar as centenas de atores, cantores, apresentadores que ele revelou através das suas iniciativas empresariais, gente que ele descobriu, que revelou para o Brasil e para o mundo como talentos, e que hoje choram, lamentam, a perda física do Silvio Santos", disse Tatá.

"Homens como o Silvio Santos não morrem, estarão sempre vivos nos nossos corações, como um exemplo de homem de família e de comunicador".

O SBT MS publicou nota de pesar nas redes sociais. "Silvio Santos não foi apenas um apresentador, ele foi um símbolo de alegria, esperança e união para milhões de brasileiros. Aos domingos, sua presença iluminava nossos lares, trazendo sorrisos e criando memórias que levaremos para toda a vida. Um visionário que soube como poucos tocar nossos corações, inspirar sonhos e espalhar felicidade. Hoje, nos despedimos, mas sua essência viverá para sempre em cada riso que ele provocou. Descanse em paz, Senor Abravanel. Seu legado é eterno, e sua falta será sentida profundamente".

Legado - Aos 18 anos, em 1948, Silvio Santos serviu o Exército na Escola de Paraquedistas, mas não abandonou sua paixão pela comunicação, trabalhando aos domingos em uma rádio no Rio. Após cumprir o serviço militar, seguiu como locutor, além de exercer outras atividades, como a venda de anúncios em caixas de som na barca Rio-Niterói.

Silvio durante apresentação de programa no SBT. (Foto: Divulgação)
Silvio durante apresentação de programa no SBT. (Foto: Divulgação)

Em 1954, assinou seu primeiro contrato fixo como locutor na Rádio Nacional de São Paulo, onde conheceu Manuel de Nóbrega, que o convidou para ser animador de seu programa.

O grande salto na carreira de Silvio Santos aconteceu quando assumiu, em 1958, a empresa Baú da Felicidade, que anteriormente pertencia a Manuel de Nóbrega. A partir daí, ele começou a fazer shows em circos para vender os carnês da empresa, demonstrando sua habilidade como animador.

No ano seguinte, em 7 de fevereiro de 1959, estreou na televisão com o programa "Hit Parade", na TV Paulista. Em 1962, Silvio passou a apresentar o programa "Vamos brincar de forca" na TV Paulista, que em 1963 foi comprada pela TV Globo.

Seu talento logo o levou a ter seu próprio programa, o Programa Silvio Santos, que se tornou um fenômeno de audiência na TV Globo. Paralelamente, ele também apresentava programas na TV Tupi, como "Festa dos Sinos", "Sua Majestade: o Ibope", "Cidade contra Cidade" e "Silvio Santos Diferente".

A carreira de Silvio Santos como empresário ganhou impulso em 1975, quando venceu a concorrência para adquirir o Canal 11, do Rio de Janeiro, onde inaugurou a TVS no ano seguinte. Em 1976, ele deixou a TV Globo, e seu programa passou a ser transmitido nas TVs Tupi e TVS do Rio.

A partir de 1981, com a criação do SBT, Silvio consolidou-se como o principal nome da emissora, que se tornou uma das maiores do país. O Programa Silvio Santos, com quadros inesquecíveis como "Domingo no Parque", "Qual é a Música?", "Show de Calouros" e "Porta da Esperança", conquistou o público brasileiro e se tornou um marco na história da televisão.

Sua capacidade de manter a audiência cativa por horas, com bordões como "Vem pra cá, vem pra cá" e "Quem quer dinheiro?", tornou-o uma figura inesquecível.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias