ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Artes

Encontro acadêmico apresenta Rio Paraguai por meio da literatura e música

Nova edição do Chá Acadêmico traz em dicussão obra de Athayde Nery e apresentação musical dos Espíndolas

Mylena Fraiha | 25/04/2023 17:05
Encontro reúne Athayde Nery, Geraldo Espíndola, Jerry Espíndola e os Cancioneiros do Rio Paraguai (Foto: Divulgação)
Encontro reúne Athayde Nery, Geraldo Espíndola, Jerry Espíndola e os Cancioneiros do Rio Paraguai (Foto: Divulgação)

A próxima edição do “Chá Acadêmico” da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) traz o Rio Paraguai como tema central. O convidado será o escritor e poeta Athayde Nery, que terá ao seu lado as participações especiais de Geraldo Espíndola, Jerry Espíndola e os Cancioneiros do Rio Paraguai.

O evento, intitulado “Rio Paraguai – Rio de Guerra e de Paz”, vai acontecer nesta quinta-feira (27), às 19h30, no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, 4653, Altos do São Francisco.

O escritor, poeta e advogado Athayde Nery é conhecido por sua obra poética, além de ter publicado vários livros. Ele também foi presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande e secretário executivo do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais.

Neste encontro, será abordada a poesia narrativa de Athayde, ao mesmo tempo com uma proposta de dialogar com as canções significativas de nossa região, desde o folk a polca rock, o chamamé e a polca paraguaia com a participação de Geraldo, Jerry e os Cancioneiros.

De acordo com o poeta, a obra apresentada busca estabelecer uma relação entre a constituição histórica de Mato Grosso do Sul e o fluxo do Rio Paraguai. “Nesse caminho para o mar, o Rio Paraguai é testemunha ‘corporal e emocional’ do nosso nascimento como Pantanal, e todas as suas riquezas, fases e ocupações humanas desde os indígenas até os estrangeiros para que nos tornássemos brasileiros e matogrossulenses”, explica Athayde.

A parte musical será garantida por Geraldo Espíndola e Jerry Espíndola, considerados grandes nomes do cenário musical sul-mato-grossense, com expressão nacional. O evento também trará novos nomes, como é o caso do trio Cancioneiros do Rio Paraguai, que foi recentemente formado pelos artistas Victor Hugo de Lá Sierra, Dario de Lá Sierra e Abel Baez.

Serviço - O “Chá Acadêmico da ASL” acontece na última quinta-feira de cada mês, a partir das 19h30. O objetivo é reunir um convidado de destaque, acadêmicos, escritores e familiares. A participação é gratuita. A ASL fica na Rua 14 de Julho nº 4653 - Altos do São Francisco, Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias