ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Ensaio em ponte eterniza acrobacias com pôr do sol e cenário exuberantes

Ponte entre São Paulo a Aparecida do Taboado foi palco para os alunos de uma escola de artes

Adriano Fernandes | 06/04/2022 22:38
Artista "flutua" sobre o Rio Paraná em tecido. (Foto: GG-one Bergamo)
Artista "flutua" sobre o Rio Paraná em tecido. (Foto: GG-one Bergamo)

Alunos de uma escola de artes em Santa Fé do Sul, São Paulo, fizeram de uma ponte na divisa com Mato Grosso do Sul, o palco para um ensaio para lá de inusitado. O resultado foram imagens lindas, que eternizaram a delicadeza dos movimentos do circo e tecido acrobático, com um pôr do sol exuberante e a imensidão do Rio Paraná.

A ideia partiu do professor e diretor da Escola AquaNil, que no último domingo (03), propôs aos seus alunos mais antigos uma atividade diferente. “São eles que topam as minhas loucuras”, brinca Lairton Conrado Junior ao explicar a proposta do ensaio na ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, que liga São Paulo a Aparecida do Taboado.

Com arco, corda e tecido “embaixo do braço”, eles enfrentaram o percurso de aproximadamente 17 quilômetros para chegarem até o local. “A intenção era transpor as paredes da escola. Aquela região é muito rica em natureza, belezas naturais e a ponte também tem a sua beleza arquitetônica. É um palco, não é só uma ponte”, compara.

Artista reproduzindo movimentos da lira circense, modalidade em que as acrobacias são executadas em arco. (Foto: GG-one Bergamo)
Artista reproduzindo movimentos da lira circense, modalidade em que as acrobacias são executadas em arco. (Foto: GG-one Bergamo)

Quem também embarcou na viagem foi o fotógrafo e coreógrafo Jeferson, o GG-one Bérgamo. Claire Alves, outra professora da escola, também ajudou na produção.

“Nos meus espetáculos, sempre busquei uma linguagem multimídia, que sincroniza vídeo com coreografia, iluminação... A arte nos permite extrapolar para outras linguagens e, desta vez, eu escolhi a fotografia e convidei o GG”, comenta.

Como o ensaio foi feito sob a ponte, tecido e corda tiveram de ser amarrados na estrutura metálica, para que os alunos executassem os movimentos por cima das pedras, entre a margem e o leito do rio gigantesco.

Lairton conta que cerca de 15 alunos das aulas de lira circense e tecido participaram do ensaio, que foi batizado de "Santa Fé em Formas". Emolduradas pela ponte, as acrobacias ganharam um toque ainda mais hipnotizante, e cada fotografia permite ter uma dimensão da experiência dos alunos. Veja a galeria abaixo.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias