ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Escritas por mulheres, obras infantis abordam preservação ambiental

Produzidos por quatro pesquisadoras, livros educativos trazem histórias sobre aves regionais e outros temas

Jéssica Fernandes | 29/08/2022 09:55
Lançamento dos livros aconteceu no domingo, 28. (Foto: Paula Cayres)
Lançamento dos livros aconteceu no domingo, 28. (Foto: Paula Cayres)

A produção literária de Mato Grosso do Sul ganha sete novas obras escritas por mulheres. Os livros infantis produzidos individualmente pelas pesquisadoras abordam temas relacionados à natureza para ensinar às crianças a importância da preservação ambiental.

Entre as obras lançadas estão Passarinhos no Quintal (Suzana Arakaki) Alice no País do Fim do Mundo (Simone Mamede) e História Ambiental (Ilsyane do Rocio Kmitta, Suzana Arakaki  e Tânia Regina Zimmerman). Além dessas, foram lançadas quatro obras da autora Maristela Benites, sendo elas: Quira a Corujinha da Sorte, De Quem Era o Bercinho, Camalote no Rio Paraguai e Luzia e o Urutau.

O lançamento coletivo, que aconteceu ontem (28) durante a 21º do Festival de Inverno de Bonito, contou com a mediação do professor, designer e escritor Fernando Pissuto.

Sobre as autoras - Simone Mamede é bióloga, escritora e está à frente do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. Em Alice no País do Fim do mundo ela faz um convite para crianças e adultos explorarem o ‘mundo encantado de ser e estar’.

Pela primeira vez, Suzana Arakaki lançou uma obra literário infantil, que também é um livro de colorir. Em 'Passarinhos no Quintal', ela apresenta ao público as aves da cidade onde vive, em Dourados.

A bióloga Maristela Benites que se dedica ao estudo dos pássaros realizou durante o evento o lançamento de quatro obras. A partir de uma linguagem dinâmica, ela espera ensinar às pessoas mais sobre as aves. No livro Luzia e o Urutau foi inserido um QR Code pelo qual é possível ouvir o canto do misterioso pássaro.

Já a obra História Ambiental – Configurações do Humano e a Tessitura Teórico metodológicas' tem o objetivo de agregar nas pesquisas de outras áreas de conhecimento, além de ser utilizado de apoio para professores que querem trabalhar a educação ambiental.

Nos siga no Google Notícias