Exposição em homenagem aos 37 anos de divisão e apresentado na Capital
Em homenagem aos 37 anos de criação de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura do Estado inaugura no segunda-feira(6), às 8 horas, a amostra “Divisão do Estado – 37 anos de desenvolvimento histórico e memórias literárias” , na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim localizado na segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.
Há desde o “Álbum Graphico de Matto Grosso”, editado em 1914 pelo paraguaio S. Cardoso Ayala (responsável pela administração do trabalho) e pelo brasileiro Feliciano Simon (que ficou com a direção comercial e literária) até as obras poéticas de Manoel de Barros.
Estes livros fazem parte do acervo da sala especial da biblioteca que abriga diversas obras que enfocam os aspectos históricos e literários de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dentre as obras que estarão no mostra destacam-se “História de Mato Grosso do Sul” de Hildebrando Campestrini e Acyr Vaz Guimarães, “Isto é Mato Grosso do Sul”, de J. Barbosa Rodrigues, “Movimento Divisionista no MS”, de Alisolete Weingartner e “Mato Grosso do Sul, a construção de um Estado”, de Marisa Bittar, obra em dois volumes que abrange desde o final do século XIX, com o regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso até o poder político e elites dirigentes sul-mato-grosssenses.
Também estarão expostas obras que contam a história e estórias dos municípios, como “Aquidauana ontem e hoje”, de Cláudio Robba, “Raízes de Coxim”, de João Ferreira Neto, “Memórias de Jardim”, de Samuel Xavier Medeiros, “Porto Murtinho história e Cultura”, de Henrique Spengler e Marcos Paulo Carlito e “Chapadão do Sul – Os pioneiros”, de Ana Maria Laurindo Lorenzon.
Além destes estarão expostos a “História da Arquitetura de Mato Grosso do Sul”, do arquiteto Ângelo Arruda, “Os pioneiros, a origem da música sertaneja de MS”, do jornalista Rodrigo Teixeira, “Salas de Sonhos – memórias dos cinemas de MS”, da jornalista Marinete Pinheiro e “Fazendas de MS - uma memória fotográfica”, do jornalista e fotógrafo Luiz Alfredo Marques Magalhães.
Dentre as obras literárias temos autores nascidos no Estado como os corumbaenses Lobivar de Matos, Ulisses Serra, Augusto César Proença e Orlando Antunes Batista; Da grande Dourados o poeta Emmanuel Marinho, o cronista Luciano Serafim e os escritores Brígido Ibanhes, Leiner Maura; De Nioaque Hélio Serejo e de Ponta Porã Elpídio Reis. O contista José Couto Vieira Pontes e a poetisa Flora Egídio Thomé são de Três Lagoas; O escritor Geraldo Ramón Pereira é natural de Maracaju e de Terenos temos o poeta e cronista Lino Villachá; Amambai é representada pelo poeta da nova geração Hugo Salum; Já o contista Arlindo Fernandez é de Caarapó; A escritora Sandra Andrade representa Bandeirantes; E de Campo Grande temos as poetisas Raquel Naveira e Dora Ribeiro e o cronista André Luíz Alvez, entre outros.
O projeto Exposição Literária apresenta a cada mês um tema que esteja relacionado com livros que integram o acervo da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Tem como finalidade expor obras com temas comemorativos, com objetivo de aproximar dos usuários livros que fazem parte do acervo bibliográfico.