ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Fotografia é o clichê que faz Bia clicar felicidade e ganhar novas famílias

Ela é advogada e há um ano passou a conciliar a profissão com o desejo que tem de fotografar em Campo Grande

Alana Portela | 24/11/2019 07:23
Rafael brincando com a família (Foto: Bia Terra Fotografia)
Rafael brincando com a família (Foto: Bia Terra Fotografia)

Fotografia vai além de eternizar momentos que vão parar num quadro em cima da estante da sala. Para Beatriz Terra é fazer parte e sentir, para então clicar a alegria durante os ensaios em Campo Grande. “A felicidade de uma família é algo fácil de perceber, principalmente quando tem crianças”, diz.

Ela é formada em Direito, mas há um ano tenta conciliar as duas profissões. Em 2018, após cinco anos advogando, ganhei a primeira câmera e decidi, paralelo à advocacia, fotografar. Comecei com a família de amigas mais próximas”.

O gosto pelas fotos vem desde a infância. “Lembro de sempre ser apaixonada. Na época de vestibular pensei em fazer faculdade de fotografia no Rio de Janeiro, mas fiz Direito. Depois realizei estágio no Ministério Público”, lembra.

Nesse tempo a vontade de fotografar adormeceu, enquanto o interesse pelo Direito da família despertou. “A fotografia ficou de lado, mas nunca desapareceu de mim”, afirma. Quando passou a atuar como fotógrafa, fez parceria com um amigo que atua na mesma profissão e está na Europa.

Beatriz Terra segurando a máquina de fotografia.
Beatriz Terra segurando a máquina de fotografia.
Primeiro ensaio de gestante. (Foto: Bia Terra Fotografia)
Primeiro ensaio de gestante. (Foto: Bia Terra Fotografia)

“Pegávamos alguns trabalhos pequenos para fotografar junto”, diz. Hoje aos 30 anos, Bia realiza sessões externas, nas casas, parques ou praças da Capital. 

O começo - Para celebrar o aniversário de sua mãe, Bia resolveu presenteá-la com um ensaio, com as meninas da família. “Ela, eu, avó e minhas duas irmãs. Valorizo da mesma forma o registro. O tempo passa e muito rápido, é quase um dever de todos registrar as fases das nossas vidas, ao lado das pessoas que mais amamos”, diz.

A partir daí que Bia passou a fotografar também casais, nascimento de bebês, recém-nascidos, debutantes e outros. Nascida com o espírito de fotógrafa, ela pega a câmera, foca a lente, arruma o ângulo para dar o clique certo.

Contudo, não é tão simples assim conseguir capturar o momento perfeito. É preciso ter paciência para aguardar o tempo exato daquele sorriso sincero e espontâneo durante a descontração em família.

Ela tem a sensibilidade no olhar e nas mãos e um jeitinho singelo que cativa e ajuda a descontrair na hora das foto. “A felicidade é algo simples de perceber. Principalmente em famílias com crianças. Então o meu ensaio nada mais é do que a família brincando, fazendo carinho, dando risada. Momentos do dia a dia ou de lazer, que merecem ser registrados não só nas memórias de pais e filhos”.

Os papais com o bebê recém-nascido. (Foto: Bia Terra Fotografia)
Os papais com o bebê recém-nascido. (Foto: Bia Terra Fotografia)
O pezinho do bebê Rafael que nasceu prematuro (Foto: Bia Terra Fotografia)
O pezinho do bebê Rafael que nasceu prematuro (Foto: Bia Terra Fotografia)
Criança se divertindo no balanço. (Foto: Bia Terra Fotografia)
Criança se divertindo no balanço. (Foto: Bia Terra Fotografia)

Em um ano, Bia já conseguiu fotografar várias pessoas que hoje acompanha a vida nas redes sociais e se tornaram seus parentes. “É como entrar pra família. Já fiz o nascimento de um bebê e o aniversário dele depois. É incrível ver o desenvolvimento da criança”, afirma.

Entre os ensaios que a marcaram, está a primeira sessão de gestante. “Uma amiga engravidou do terceiro filho, mas não fez fotos porque precisou ficar de repouso. Quando tivemos uma oportunidade, fiz as imagens e dei de presente. Ela estava plena, maravilhosa”, lembra.

Outro clique foi quando realizou a primeira sessão para o projeto “Família nas Nuvens”, que é foto da família com o céu no fundo. Teve ainda a vez que registrou um bebê que nasceu prematuro e quando completou o primeiro mês dentro da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), fez as imagens. “Foi num espaço separado, que não colocou em risco outros bebês. São fotos mais fortes e lindas”, detalha.

Ainda teve o registro do primeiro parto, com os pais na sala de parto e a mãe beijando e segurando o recém-nascido no colo após matar a vontade naqueles nove meses de espera.

Para Bia, a fotografia é seu maior desafio e responsável por todos os seus clichês. “É o que me faz levantar de manhã já sonhando e sorrindo, é o que trouxe pessoas incríveis pra minha vida, o que faz com que eu tenha vontade e amor em planejar todo um futuro profissional. É o que me dá a honra de eternizar momentos sublimes, que não voltam e merecem ser eternizados, como o nascimento. É o que me transforma e me transborda dos melhores sentimentos todos os dias”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981-9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhatsApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado. 

Bia segurando um bebê que virou parte da sua família (Foto: Bia Terra Fotografia)
Bia segurando um bebê que virou parte da sua família (Foto: Bia Terra Fotografia)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias