Fundac divulga amanhã data para resultado de contemplados no FMIC e Fomteatro
Dez dias depois do prazo para a divulgação dos beneficiados por fundos municipais, a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) informou que vai ratificar o edital uma nova data para a publicação dos nomes. A lista dos contemplados era para ter saído dia 22 de agosto.
Procurada pelo Lado B, a Fundac justificou que o atraso é devido ao número de projetos. Na edição de 2014, eles sustentam que foram 162 propostas para o FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) e 30 para o Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de Campo Grande) para análise de 22 pareceristas e oito integrantes da comissão gestora. Nesta terça-feira, dia 2, novas datas serão publicadas no Diário Oficial com os prazos de resultados, entrada de recurso, contratação e repasse do dinheiro.
Segundo a Prefeitura de Campo Grande, a demora se deu na avalição em cima das notas dos 22 pareceristas selecionados por edital. Depois que eles analisam o projeto, as propostas voltam à comissão gestora formada por quatro do poder público e outros quatro da sociedade civil.
O atraso foi visto até como "aceitável" por alguns produtores. Especialista em museologia, Caciano Lima, afirma estar na expectativa. "Liguei na Fundac e eles falaram que estavam com problemas nas notas e estavam revisando. Se tem edital, tem que cumprir a data", comenta. No entanto, ele reconhece que a mudança no sistema, como a contratação de pareceristas especializados ameniza a espera.
"O atraso é benéfico porque os projetos são legitimados por pareceristas. Mas quanto mais demora a sair, demora também o início da execução e eu queria seguir um calendário", completa. O projeto de Caciano é "Levantamento e Catalogação do Acervo da Rede Ferroviaria Federal".
Produtor de audiovisual, Fábio Flecha aguarda o resultado para o projeto "Dona Onça e o Bicho Folharal". "Está um pouco atrasado, mas dentro do limite do aceitável, foram muitos projetos", sustenta.