ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Gratuito, songbook é novo álbum de Zeca do Trombone com 13 canções

Da polca ao blues, o projeto digital é opção para ouvir em casa e também disponibiliza cifras e partituras das canções

Alana Portela | 16/06/2020 06:35
José Ramos de Almeida, o Zeca do Trombone, mostra suas habilidades como cantor e instrumentista. (Foto: Arquivo pessoal)
José Ramos de Almeida, o Zeca do Trombone, mostra suas habilidades como cantor e instrumentista. (Foto: Arquivo pessoal)

O álbum “Zeca do Trombone Canta” ganhou versão digital em forma de songbook, livro de textos musicais. A obra está disponível para download gratuito até hoje, no site da Amazon. São 13 canções autorais para escutar em casa e dançar ao ritmo da polca paraguaia, samba e curtir aquele blues entusiasmante.

“As músicas estão gravadas desde o início do ano. O projeto era fazer um CD, mas o problema do coronavírus ajudou a virar digital”, diz José Ramos de Almeida, o Zeca do Trombone.

Aos 73 anos, o corumbaense é conhecido pelo trabalho como instrumentista e agora também mostra seu talento como cantor. Animado e bem-disposto, Zeca do Trombone está numa das suas melhores fases e as canções além de estar no songbook da Amazon, também estão disponíveis em quase 30 aplicativos de músicas, como Spotify, Apple Music, Deezer, Pandora, Napster.

São décadas de carreira misturada com habilidade e sintonia. “Fui músico pela primeira vez em 1968, quando toquei no Rádio Clube de Campo Grande”, lembra.

Zeca tocando o seu trombone. (Foto: Arquivo pessoal)
Zeca tocando o seu trombone. (Foto: Arquivo pessoal)

Para a produção do novo trabalho, Zeca do Trombone contou com a parceria de Paulo Robson Souza, que é professor de Biologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele contribuiu como organizador, letrista, cantor e produtor fonográfico do projeto.

As faixas são ecléticas e a primeira canção é “Esse Frio Metal’, num blues melódico que menciona o Pantanal sul-mato-grossense e Campo Grande. Na sequência vem a polca paraguaia “Rio da Prata”, num ritmo dançante e animado. “Polca paraguaia está no meu sangue”, destaca.

Também tem samba e músicas cantadas em inglês. “Não tenho um estilo definido”, brinca o cantor. Além das canções, o songbook conta com partituras em PDF, cifras para violão, videoclipes, demonstração de como tocar algumas das músicas, entrevista em vídeo com Zeca do Trombone, notas técnicas e outros textos sobre a obra.

“A pessoa que escutar e quiser saber como tocar, as partituras estão disponíveis. Qualquer um pode ter acesso ao trabalho, em qualquer lugar do mundo. É uma forma de conhecerem o trabalho”.

Zeca do Trombone relata que o songbook está disponível para ser baixado gratuitamente no Amazon desde o começo deste mês. Contudo, depois de hoje, os interessados poderão comprar o álbum na plataforma pagando o valor de R$ 24,56.

Também ajudaram na realização da proposta o músico, compositor e arranjador Mestre Galvão e o compositor Eduardo Ramirez. O projeto teve como convidados especiais o guitarrista Geraldo Damasceno, o acordeonista Elinho Filho, o baixista Heitor Corrêa e as cantoras Elouise Miranda e Luciana Amaral. A versão das letras em inglês contou com a colaboração da professora, Aline Menezes.

Tenha acesso gratuito ao songbook “Zeca do Trombone Canta” clicando neste link.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias