Jerusa escreveu livro onde cachorro de estimação é herói brincalhão
Inspirada em Dino, a assistente social criou a obra infantil que também traz personagens da família
O jardim da chácara onde vive em Campo Grande e o simpático cachorro Dino serviram de inspiração para Jerusa Rafael Yahn, de 60 anos, escrever o primeiro livro da carreira. Em ‘Dino - O cachorro da casa da árvore’, a assistente social apresenta a história infantil que conta com a participação de personagens inspirados na família.
Neste ano, ela teve vontade de dedicar tempo ao trabalho após conversar com a neta que estava envolvida na elaboração de um livro escolar. “Foi uma coisa meio de surpresa”, diz. Assim como o pai, Jerusa conta que sempre quis transmitir histórias para outras pessoas. “Meu pai foi um grande contador de histórias, ele contava várias quando eu era criança”, explica.
Em setembro de 2021, a autora saiu da área central de Campo Grande e buscou um lugar mais sossegado para viver. Ela e o marido passaram a viver na chácara rodeada pelo verde que, posteriormente, ganhou a presença de Dino.
Jerusa fala sobre o animal de estimação que conquistou o coração dela e as páginas do primeiro livro.
“Eu adotei um cachorro quando vim pra casa, sempre quis ter um. Tivemos um, mas era do meu filho. Quando a gente veio aqui pra chácara uma mulher estava doando um. Foi amor à primeira vista. Ele é lindo, esperto, muito legal. Ele é meu neto, eu mimo ele”, destaca.
Na obra, a assistente social assume o papel de narrador personagem. “O Dino veio para cá ‘baby’. Eu conto a história dele, como foi a adoção na perspectiva dele. No livro conto a história das araras, como elas chegaram na cidade, tem o urutau, a anta”, detalha.
Além dos animais, os filhos, netos, marido e ela também estão presentes na história. Nesse universo lúdico criado por Jerusa, o cachorrinho interage com os donos e tudo que o cerca no cotidiano. A assistente social relata que a história surgiu naturalmente para ela.
"Quando eu sentei para escrever o livro ele já tava na minha cabeça, foi saindo tudo muito natural. Fui atrás de um ilustrador que uma amiga me indicou, o João Manoel. Fizemos uma parceria, gostei muito das ilustrações dele na hora que vi, era aquilo que eu queria", ressalta.
A escrita e a leveza - Com o livro pronto e em fase de lançamento, a autora revela que o processo criativo do material trouxe mais leveza para a rotina. Por conta do trabalho, ela relata que precisava desse sentimento. “É um misto de emoção, estou muito feliz. Sou assistente social, trabalho na área há 33 anos e esses últimos anos foram difíceis para nós da área da saúde. Perdemos muito amigos e pacientes”, fala.
Para Jerusa, o livro também a encorajou a iniciar outros projetos. “O livro trouxe uma leveza, uma alegria pra mim. Eu tô me sentindo como se fosse uma criança, me deu coragem, vontade de fazer outras coisas”, comemora.
Serviço - O lançamento do livro será no dia 15 de setembro, às 19h, no auditório da Unimed Campo Grande, localizado na Rua Goiás, 695. A empresa, onde a autora trabalha há 33 anos, cedeu o local para o evento. O livro tem ilustrações de João Manoel de Oliveira Vitório. A obra será vendida no local por R$ 30.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).