ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Kobra, um dos maiores muralistas do mundo, inicia projeto em Coxim

Kobra vai reproduzir no mural Zacarias Mourão, compositor nascido em Coxim; ele também falou da possível parceria com Luan Santana

Lucas Mamédio | 09/12/2020 06:05
Mural com começo do desenho de Zacaria Mourão em Coxim (Foto: Jaqueline Santos)
Mural com começo do desenho de Zacaria Mourão em Coxim (Foto: Jaqueline Santos)

Um dos maiores e mais reconhecidos muralistas do mundo, Eduardo Kobra, de 45 anos, está em Coxim, no norte do estado. Ele começa na cidade seu mais novo projeto, ainda sem nome, que visa resgatar e exaltar as culturas regionais pelo Brasil.

Kobra começou o desenho nesta terça-feira (8) com ajuda de seus três assistentes e os olhos atentos da população local. Ele está fazendo um mural do compositor Zacarias Mourão, nascido em Coxim, de 6 metros por 19.60 metros, na praça de mesmo nome: “Zacarias Mourão”. A obra deve estar concluída até a próxima sexta-feira (11).

O Lado B entrevistou o artista, que vem de dois grandes trabalhos recentes feitos em São Paulo. "Do ano passado pra esse recebi mais de 40 convites internacionais, mas escolhi estar aqui, escolhi conhecer Mato Grosso do Sul e o Pantanal", explica Kobra, que nunca havia conhecido MS.

Desenho completo que será representado no mural (Foto: Jaqueline Santos)
Desenho completo que será representado no mural (Foto: Jaqueline Santos)
Kobra é um dos maiores muralistas do mundo e tem trabalhos em 35 países (Foto: Divulgação)
Kobra é um dos maiores muralistas do mundo e tem trabalhos em 35 países (Foto: Divulgação)

De acordo com o artista, além de destacar os grandes nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo no mundo, é importante falar dos nomes que influenciaram as culturas das regiões do País.

Conheço cinco continentes, mas pintei em apenas sete estados do meu próprio País. É um dos meus sonhos conseguir realizar ao menos um mural em cada estado, sempre destacando nomes que contribuíram para as cidades, regiões e estados”, diz o muralista.

A escolha por Zacarias, segundo Kobra, se deu porque ele representa essa força da valorização da cultura local, regional, clânica. “Dizia o escritor russo Leon Tolstói que ‘universal é o homem que escreve sobre a própria aldeia’”. Por isso, ao mesmo tempo em que faço murais para destacar grandes nomes que contribuíram para a história do País, como o arquiteto Oscar Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa, mas sempre quis criar um projeto que falasse sobre nomes que contribuíram para a cultura das próprias regiões".

Jaqueline e Kobra durante o trabalho dele (Foto: Arquivo Pessoal)
Jaqueline e Kobra durante o trabalho dele (Foto: Arquivo Pessoal)

Eduardo Kobra está trabalhando sob os olhares atentos dos moradores locais. Jaqueline Santos, que tirou foto com o artista, disse que a obra já virou uma atração na cidade antes mesmo de estar pronta. "O mais legal é que ele tá "trampando" e o pessoal da cidade tá tomando tereré e assistindo".

O artista percorreu 1.200 km de carro com os dois assistentes de São Paulo até Coxim. "Eu sou grupo de risco, tenho alguns problemas respiratórios e não posso me colocar em risco em um avião". Ele está adorando a receptividade. "Eu nasci na periferia de São Paulo e nunca achei que iriai sair de lá, então sou grato por cada lugar que vou, por cada pessoa que conheço e aqui não é diferente. Hoje tinha umas 10 famílias me assistindo trabalhar (risos)".

Segundo informou a Prefeitura de Coxim, o mural de Eduardo Kobra terá grande impacto na cidade e região, e "a ideia é que a Praça, conhecida pelo famoso Pé de Cedro cantado e de fato plantado por Zacarias Mourão, torne-se local de celebração entre turistas, moradores e artistas locais e visitantes, reverenciando Zacarias Mourão, um dos pioneiros da música e da identidade cultural de Mato Grosso do Sul".

Vista do mural no início do desenho (Foto: Reprodução/Instagram)
Vista do mural no início do desenho (Foto: Reprodução/Instagram)

Projeto com Luan Santana – Ainda não há confirmação oficial, mas existe uma conversa, segundo o próprio artista, entre Kobra e Luan Santana para que o cantor ajude a divulgar uma intervenção no meio do Pantanal.

"Também faremos, com o apoio da cidade, uma intervenção artística em alguma região devastada pelas queimadas, destacando a importância da preservação da natureza. O próprio Luan Santana soube e já entrou em contato comigo para informar que compartilhará as nossas ações", diz.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias