ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Morre aos 85 anos escritor corumbaense Augusto Proença

Responsável por "eternizar poesia do Pantanal", também foi historiador e pesquisador

Caroline Maldonado | 12/06/2023 08:11
Escritor Augusto César Proença (Foto: Arquivo/Oswaldo de Arruda Filho/Correio de Corumbá)
Escritor Augusto César Proença (Foto: Arquivo/Oswaldo de Arruda Filho/Correio de Corumbá)

Conhecido como Augusto César Proença, faleceu no domingo (11), aos 85 anos, o escritor corumbaense Augusto César Gomes da Silva. Ele foi professor, contista, historiador e pesquisador; além de membro da ASL (Academia Sul-mato-grossense de Letras) e integrante do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro.

A Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e a FCMS (Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul) publicaram notas de pesar.

“Através dos textos, eternizou a poesia do Pantanal, através de seus costumes, seus meandros, seus cotidianos, falares, lendas, costumes, sua exuberância e as críticas pertinentes à sua destruição. Com prêmios e adaptações para o audiovisual, Augusto César marcou seu nome na história e na cultura corumbaense. Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos de pesar”, diz a Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá .

“Infelizmente encerramos o domingo com essa notícia triste! Nossos sentimentos à família do grande escritor, roteirista e pesquisador apaixonado pela história e cultura pantaneira, Augusto César Proença”, diz a nota da FCMS.

Proença foi um dos homenageados durante o 16º Fasp (Festival América do Sul Pantanal) em 2022. Ele escreveu dez livros, entre eles Gente Tradição e História, em 1993; Corumbá de Todas as Graças, em 2003 e Memória Pantaneira, em 2004; além dos contos O Snack Bar, em 1979; A Sesta, em 1993; A Condução, em 1993; Para Qualquer Lugar, em 1995; a novela Raízes do Pantanal, em 1989 e Nessa Poeira Não Vem Mais Seu Pai, em 1996.

O velório ocorre na manhã desta segunda-feira (12) e vai até às 14h, na PAX e Funerária Cristo Rei. O sepultamento está previsto para as 15h no Cemitério Santa Cruz.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias