ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Mostra AfroCine terá sessões em todos os sábados de novembro

Encontros são gratuitos e sempre com debates ao fim das exibições.

Danielle Valentim | 26/10/2019 07:50
Documentário A Negação do Brasil será o primeiro filme da Mostra AfroCine.
Documentário A Negação do Brasil será o primeiro filme da Mostra AfroCine.

Durante todo o mês de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) reproduzirá uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra. Uma delas será a Mostra AfroCine, com sessões aos sábados.

Os filmes serão tranhsmitidos das 14h às 16h30, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD. Os encontros são gratuitos e sempre com debates ao fim das exibições.

No dia 9 de novembro, será exibido o filme A Negação do Brasil – Documentário (2008), com comentários do mestre Leandro de Souza Pereira (NEAB/UFGD).

No dia 23, a atração será o Jardim das Folhas Sagradas - Filme (2011), com comentários do doutor Dejair Dionísio (FACALE/UFGD).

Por fim, no dia 30 de novembro, será exibida a produção Cinderelas, Lobos e um Príncipe encantado - Filme (2008), com comentários da doutora Claudia Carvalho (NEAB/UFGD).

O tema abordado neste ano durante as ações será "Possibilidades emancipatórias para além do racismo estrutural" e dialogará com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela Unesco, cujo objetivo é promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemplem a diversidade étnica-racial.

Além da mostra de cinema, haverá ciclo de palestras, seminários, intervenções artísticas e as rodas de conversas já confirmadas, intituladas: África e suas Diásporas – conexões de saberes na universidade – que acontecerá no dia 6 de novembro, às 17h, no Centro de Convivência da Unidade 2;

Negritudes na UFGD – que acontecerá no dia 11 de novembro, das 17h às 19h, no Centro de Convivência da Unidade 2 e O racismo estrutural na obra de Monteiro Lobato, prevista para o dia 26 de novembro, às 14h, na Biblioteca Central da UFGD.

Outras informações do evento podem ser obtidas no NEAB/UFGD, pelo telefone (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail: neab@ufgd.edu.br .

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias