Mostra AfroCine terá sessões em todos os sábados de novembro
Encontros são gratuitos e sempre com debates ao fim das exibições.
Durante todo o mês de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) reproduzirá uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra. Uma delas será a Mostra AfroCine, com sessões aos sábados.
Os filmes serão tranhsmitidos das 14h às 16h30, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD. Os encontros são gratuitos e sempre com debates ao fim das exibições.
No dia 9 de novembro, será exibido o filme A Negação do Brasil – Documentário (2008), com comentários do mestre Leandro de Souza Pereira (NEAB/UFGD).
No dia 23, a atração será o Jardim das Folhas Sagradas - Filme (2011), com comentários do doutor Dejair Dionísio (FACALE/UFGD).
Por fim, no dia 30 de novembro, será exibida a produção Cinderelas, Lobos e um Príncipe encantado - Filme (2008), com comentários da doutora Claudia Carvalho (NEAB/UFGD).
O tema abordado neste ano durante as ações será "Possibilidades emancipatórias para além do racismo estrutural" e dialogará com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela Unesco, cujo objetivo é promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemplem a diversidade étnica-racial.
Além da mostra de cinema, haverá ciclo de palestras, seminários, intervenções artísticas e as rodas de conversas já confirmadas, intituladas: África e suas Diásporas – conexões de saberes na universidade – que acontecerá no dia 6 de novembro, às 17h, no Centro de Convivência da Unidade 2;
Negritudes na UFGD – que acontecerá no dia 11 de novembro, das 17h às 19h, no Centro de Convivência da Unidade 2 e O racismo estrutural na obra de Monteiro Lobato, prevista para o dia 26 de novembro, às 14h, na Biblioteca Central da UFGD.
Outras informações do evento podem ser obtidas no NEAB/UFGD, pelo telefone (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail: neab@ufgd.edu.br .