Com obra de Volpi como inspiração, crianças pintam painel para festa do próximo sábado
Adolescentes empolgados do Jardim Noroeste ganharam no final de semana a tarefa de transformar grandes painéis de madeira em arte brasileiríssima. Orientados pela artista plástica Ana Ruas, criaram o cenário para o "Casório do Ano", festa Junina do Lado B marcada para o próximo sábado, em Campo Grande.
Para fugir das figuras convencionas, como a ilustração do casal caipira, a artista resolveu fazer uma releitura da obra do pintor Alfredo Volpi, famoso pela inspiração em bandeirolas e fachadas. “Além de colaborar com a festa, eles aprendem sobre o artista e a obra dele”, explica Ana Ruas.
Antes de começarem a criar, os estudantes tiveram uma aula sobre a vida e o trabalho do pintor com a professora universitária e escritora Maria Adélia Menegazzo.
Uma das lições foi sobre a importância das obras para a arte brasileira. Alfredo Volpi nasceu na Itália, mas quando tinha apenas 1 ano de idade veio com a família para São Paulo. No Brasil, virou o artista das "bandeirinhas", com um abstracionismo geométrico recheado de arquitetura, bandeirolas e mastros das festas juninas.
Depois de um sábado de teoria e algumas experimentações com recortes e papel, a principal parte ocorreu na tarde de domingo. Envolvidos no grupo de Escoteiros Mário Dilson, a atividade foi bem diferente da normalmente feita em grupo.
Aos poucos, os adolescentes transformaram da sua maneira seis placas de madeirite em obras de arte.
Em todo o trabalho foi utilizada tinta látex de várias cores. “Nós criamos uma situação possível do trabalho de Volpi. A releitura é mais educativa, já que eles podem usar a criatividade”, acrescenta Ruas.
A índia Terena Ruth Cibele Pereira, de 14 anos, disse que vai levar para toda a vida a experiência apreendida neste fim de semana. “ Nunca tinha pintado desse jeito, com técnica. Ainda pude conhecer o trabalho de um artista criativo”.
A mesma opinião tem a estudante Patrícia Silva, 14 anos. Para ela, poder se divertir e ainda ganhar conhecimento, “não tem preço”. “ Estou adorando estar pintando. Antes de participar do grupo passava o domingo assistindo televisão”.
A diretora técnica do Grupo de Escoteiro, Leize Demetrio da Silva, confirma que os estudantes ficaram empolgados com a oportunidade. “Eles tiveram uma palestra conhecendo a vida do autor e ainda puderam conhecer a intencionalidade do autor”, destacou.
A obra pronta ficará no principal espaço do Casório do Ano: no palco. A festa será aberta ao público, de graça, no próximo dia 23 de junho. O evento começa às 17h, na rua José Paes de Faria, número 77, na Vila Jacy, conhecida como Rua do Laticínio.
O arraial é realizado em parceria com a Tapiocaria Pernambucana e tem os patrocínios do Sicredi, Shopping Norte Sul Plaza, Mídia Nova e Shopping China.