Moinho in Concert celebra a vida e termina em Carnaval em Corumbá
Patrocinado pela Vale, o espetáculo é realizado anualmente em Corumbá, onde a escola de artes funciona desde 2005
Em sua quarta edição, o Moinho In Concert realizado na noite enluarada deste sábado, em palco aberto na Praça Generoso Ponce, foi um espetáculo de muita emoção e reflexão sobre a vida, celebrada em todos os gestos, passos e compassos dos jovens bailarinos e músicos do Moinho Cultural Sul-Americano.
Patrocinado pela Vale, o espetáculo é realizado anualmente em Corumbá, onde a escola de artes funciona desde 2005, no porto geral, ensinando dança, música e línguas a centenas de crianças e jovens, brasileiros e bolivianos. A apresentação nos finais de ano exprime o resultado do aprendizado, superado dia-a-dia.
“São desafios que vamos superando com dificuldades, passando por novos ciclos, como as fases da lua, tema do concerto desse ano, buscando sempre o melhor de nós”, disse a bailarina e coreógrafa Márcia Rolon, presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), instituição gestora do Moinho Cultural.
O Moinho in Concert de 2011 foi realizado pela primeira vez em praça pública – nas vezes anteriores, ocorreu no pátio da escola e, no ano passado, na prainha do porto geral. Foram montados dois palcos para abrigar a Orquestra Vale Música, ao fundo, e o tablado, uma união que proporcionou a sinergia perfeita para o espetáculo.
Momento especial
Esse ano, o evento teve um momento muito especial, a homenagem póstuma ao musicista Leonardo Sá, que criou e orquestrou o tema “Luna...um olhar sobre a Terra”, interpretado com perfeição pelos bailarinos e músicos do Moinho. Sá morreu de causa natural em 22 de outubro, depois de concluir sua última produção.
O espetáculo foi dividido em dez atos, passando por todos os ciclos lunares até o eclipse total, onde a vida renasce e se renova com muita alegria e... carnaval! O público, estimado em duas mil pessoas, vibrou, aplaudindo de pé a impecável performance dos alunos da escola – cerca de 300, entre bailarinos e músicos.
O concerto contou com a participação especial do violoncelista Pablo Uzeda de Sá, filho de Leonardo Sá, que retornou da Bélgica após a morte do pai; Henrik Almom, pianista, da Alemanha; Karin Peres, violinista, do Rio de Janeiro; Natália Espósito, de Campo Grande; Oficina de Dança e Companhia da Lona, de Corumbá.
Moinho in Concert 2011 será exibido em compacto pela TV Morena, no próximo dia 24, às 8h, em rede regional.
(*) Assessor do Instituto Homem Pantaneiro