Amanda deixou Campo Grande para ser feliz com a elite de Luxemburgo
Com direito a festas em castelos e eventos de alto padrão, empresária compartilha rotina o com a família
Morando em Luxemburgo há 13 anos, com direito a festas em castelos e eventos de alto padrão em teatros renomados, a empresária sul-mato-grossense Amanda Campagnani Bezerril compartilha em seu perfil nas redes sociais sua experiência vivendo em meio à elite luxemburguesa ao lado do marido, André Bezerril, e da filha de 16 anos, Alana.
Amanda, nascida em Campo Grande, conquistou a dupla nacionalidade luxemburguesa há sete anos. Ela é casada há 13 anos com André Bezerril, que ocupa a função de Cônsul Honorário do Brasil no Grão-Ducado de Luxemburgo, cargo que proporciona ao casal acesso a festas e eventos repletos de figuras políticas importantes do país, além de artistas e figuras públicas de renome.
Luxemburgo possui 662 mil habitantes e está localizado no centro da Europa continental. Muitos dos cenários vivenciados pelo casal encantam pela magnitude de sua arquitetura imponente e nostálgica. Apesar disso, Amanda afirma que “a beleza do Mato Grosso do Sul é espetacular”, e todo ano visita Campo Grande, pois a família gosta de passar boa parte das férias em Bonito.
“Um dos fatores que mais nos motiva a viver em Luxemburgo, entre inúmeras qualidades oferecidas pelo país, é nossa integração social e cultural. Participamos das cerimônias nacionais organizadas pelos órgãos governamentais e pela Igreja Católica, entre vários outros eventos culturais e econômicos proporcionados por diferentes associações e embaixadas residentes no Grão-Ducado de Luxemburgo. A diversidade cultural que esta experiência nos proporciona é incrível”, detalha Amanda.
Recepção no Castelo de Colmar-Berg
Cenário de filme, o Castelo de Colmar-Berg possui jardins enormes e bem cuidados, além de sua arquitetura imponente que serve como residência oficial da família grã-ducal de Luxemburgo. Amanda e André tiveram a oportunidade de visitar o lugar no Dia Nacional, durante uma recepção oficial realizada no castelo, com a presença de convidados importantes, incluindo líderes políticos, diplomatas e membros da sociedade civil.
A cerimônia conta com discursos oficiais, apresentações musicais e um jantar formal com pratos tradicionais e internacionais, que refletem a diversidade e a sofisticação culinária de Luxemburgo, conforme detalha a empresária.
“A recepção no Castelo de Colmar-Berg é um símbolo de tradição e continuidade. Ela reforça a ligação entre a monarquia e o povo luxemburguês e serve como um momento de união e celebração nacional”, conta Amanda.
Festa do Dia Nacional no teatro da Philharmonie
Comemorada no dia 23 de junho, este é um dos eventos mais importantes do país. A Philharmonie Luxembourg é um dos principais teatros de música do país, e frequentemente organiza concertos especiais para marcar essa ocasião, de acordo com Amanda.
O evento contou com a presença do Grã-Duque, Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume; o Primeiro Ministro, Luc Frieden; e o Presidente da Câmara de Deputados de Luxemburgo, Claude Wiseler. Na cerimônia também foram entregues medalhas para cidadãos de destaque e apresentações artísticas que destacam a importância histórica e cultural do Dia Nacional.
Amanda detalha que se apresentaram no teatro a Orquestra Filarmônica de Luxemburgo, além de músicos e solistas de renome internacional. O repertório costuma ser uma mistura de obras clássicas e peças contemporâneas.
“A atmosfera no teatro é solene e festiva. Este evento é uma demonstração do orgulho nacional e da rica herança cultural de Luxemburgo. É uma oportunidade para celebrar a música e a arte, além de promover a unidade e o espírito nacional”, conta.
Cerimônia Religiosa ‘Te Deum Laudamus’, na Catedral de Notre Dame
A Catedral de Notre Dame de Luxemburgo é o principal local de culto católico no país. No Dia Nacional, uma missa solene é celebrada no local, com a presença da família grã-ducal e representantes de alto escalão do governo. A arquitetura do local é marcada pelos vitrais coloridos e o estilo gótico.
“A missa é um momento de reflexão e gratidão, onde os cidadãos e líderes nacionais podem expressar sua fé e esperança pelo futuro do país. É um evento que reforça a ligação entre a religião e a identidade nacional de Luxemburgo. Os sermões frequentemente abordam temas de paz, prosperidade e unidade nacional. A música e os cânticos litúrgicos realçam a beleza e a espiritualidade da cerimônia”, detalha Amanda.
Relações em Campo Grande
O casal se conheceu na virada do ano de 2010 para 2011, durante uma viagem da empresária para visitar o país. Amanda conta que foi apresentada ao marido por um amigo em comum entre os dois, também de Campo Grande, que vive em Luxemburgo. O casal passou o Ano Novo daquele ano juntos, e desde então não se separaram mais. Juntos, eles têm uma filha, de 16 anos, e os pets Goldie, uma cadela de oito anos da raça pastor caucasiano, e Milan, um gato vira-lata de um ano.
Amanda conta que sua imigração teve um processo facilitado porque seu esposo reside no país desde 1991, além de ter parentes e amigos por lá. Para obter a nacionalidade luxemburguesa, ela teve que aprender francês, alemão e o idioma luxemburguês.
Amanda é formada em administração de empresas, e possui dois empreendimentos, sendo um deles um e-commerce de moda em Campo Grande. A Grão-Ducado Boutique, comercializa peças de alto luxo, incluindo vestidos e acessórios de marcas de grife.
André é filho de brasileiros, mas nasceu em Nova Iorque. Chegou a morar no Brasil, na Capital de São Paulo, até os 11 anos, idade em que se mudou para Luxemburgo. Em seu passaporte, o diplomata coleciona passagens por Londres e Inglaterra, onde concluiu sua graduação em internacional business, relações internacionais e mestrado em Administração de Empresas.
Amanda detalha que ela e o marido se empenham para representar o Brasil, e promover a economia do Mato Grosso do Sul em terras luxemburguesas. Além de consul, André trabalha no setor financeiro de Luxemburgo e possui duas empresas de prestação de serviços financeiros e de ASG (Ambiental, Social e Governança) em Campo Grande.
“O meu esposo e eu temos fortes laços com Campo Grande, e o Estado de MS. O André, além de possuir uma extensa rede de contatos no Luxemburgo e pelo mundo, tem também excelentes relacionamentos com os governantes de Campo Grande, do Mato Grosso do Sul, e também com empresários por todo o Brasil. Inclusive como fruto dos seus trabalhos, social, diplomático e financeiro, ele foi nomeado este ano com o prestigioso título de Cavaleiro da Ordem Sagrada e Militar Constantiniana de São Jorge”, finaliza.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.