ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Amor à 1ª vista, Barbie levou 20 anos para chegar às mãos de colecionador

Na infância, designer de moda se encantou pela boneca e hoje guarda em casa quase mil modelos dela

Por Jéssica Fernandes | 23/01/2024 07:35
Amor à 1ª vista, Barbie levou 20 anos para chegar às mãos de colecionador
Barbie modelo 'Costume Ball' foi a que encantou colecionador na infância. (Foto: Arquivo pessoal)

Quando Giovani Piancelli Zanutto, de 35 anos, viu uma Barbie pela primeira vez, a paixão foi instantânea. O modelo da boneca que o encantou levou 20 anos até chegar às suas mãos e depois dela vieram muitas outras. Sem querer, o designer de moda virou um desses colecionadores que perdeu as contas de quantas Barbies adquiriu.

Morando em Três Lagoas, a 327 km da Capital, Giovani mantém em casa o acervo que agora está sendo catalogado. Pela primeira vez, ele conta que está organizando as bonecas para serem expostas em um evento da cidade.

“Tenho recebido muitos convites para expor e compartilhar com as pessoas este hobby, por isso, minha coleção vai passar por catalogação e em breve teremos exposições para o público”, diz.

Amor à 1ª vista, Barbie levou 20 anos para chegar às mãos de colecionador
Colecionador, Giovani virou expert no assunto Barbie. (Foto: Arquivo pessoal)

Antes da coleção chamar a atenção das pessoas, Giovani relata como  em que momento o fascínio pela Barbie começou. “Meu interesse pela Barbie foi desde os primeiros anos de vida quando vi pela primeira vez a Barbie dos meus sonhos e uma vendedora de uma loja me deixou tocar pela primeira vez. O nome da Barbie era a ‘Costume Ball’ de 92”, recorda.

A beleza e o designer único da boneca foram dois detalhes que o capturam sua atenção na época. Ainda criança, Giovani sabia qual profissão iria seguir graças a Barbie. “Sabia que seria designer de moda depois dela, foi um grande passo na minha vida que devo à ela”, expõe.

Coleção - Quando passou a adquirir as Barbies, que com o tempo viraram a coleção, o designer de moda seguiu um padrão. Fez questão de comprar as que tinham sido lançadas nos anos noventa, principalmente, os modelos que mais gostava.

Amor à 1ª vista, Barbie levou 20 anos para chegar às mãos de colecionador
Em casa, ele guarda coleção que está perto de chegar a mil. (Foto: Arquivo pessoal)

“Minha coleção começou de forma bem idealizada. Primeiro as que eu queria da década de 1990 até o ano de 2003. Me apaixonei pela primeira Barbie Collector e  Barbie "Marisa Beach baby" que foi a primeira Barbie com corpo de modelo de passarelas e rosto mais realístico”, explica.

A coleção ganhou tanta proporção que nem Giovani sabe ao certo quantas tem. “Fui comprando conforme a minha condição, melhorando a cada ano, adquirindo e hoje não faço ideia de quantas tenho, mas acho que estou rumo a três zeros”, destaca.

Conforme colecionava as Barbies, Giovani pesquisava tudo sobre a modelo mais famosa da Mattel. Polêmicas, histórias e curiosidades são alguns dos temas no qual ficou expert. Uma dessas curiosidades, segundo ele, é o modelo no Brasil não ter ganhado designers diferentes.

Amor à 1ª vista, Barbie levou 20 anos para chegar às mãos de colecionador
Coleção de Barbie tem modelo da década de 1990. (Foto: Arquivo pessoal)

“O fato que mais me surpreendeu no Brasil foi a Estrela, que ganhou os direitos de fabricar a boneca aqui, jamais diversificar a boneca da mesma forma que nos Estados Unidos era. Não existe na história da Barbie do Brasil uma Barbie latina ou negra”, comenta.

A coleção não era algo que o designer de moda compartilhava com todos, porém após algumas entrevistas na cidade as pessoas descobriram a paixão pela boneca. As reações, conforme ele, foram diversas.

“De primeira as pessoas estranham, algumas tem preconceito, enfim é um hobby para poucos. Agora devido a minha profissão, a maioria acha que sim: existe uma simbiose entre mim e a estrela de vinil”, ri.

Amor à 1ª vista, Barbie levou 20 anos para chegar às mãos de colecionador
Alguns dos modelos que o designer de moda tem em casa. (Foto: Arquivo pessoal)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias