ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Ao lado da família, Maria Athenice comemora chegar aos 100 anos

Lúcida e sorridente, ela não esconde a felicidade de completar mais um ano de vida ao lado dos filhos e netos, em Campo Grande

Alana Portela | 15/03/2020 10:15
Dona Maria Athenice ao lado dos familiares soprando as velinhas de 100 anos. (Foto: Gustavo José Moisés)
Dona Maria Athenice ao lado dos familiares soprando as velinhas de 100 anos. (Foto: Gustavo José Moisés)

Maria Athenice Gonçalves de Alencar celebrou ontem a chegada dos 100 anos com uma festa cheia de alegria e rodeada de pessoas que ama. “Fazer aniversário é maravilhoso, tenho saúde, família que é minha alegria. É preciso ter fé, saber compreender e respeitar os direitos de cada um”, revela o segredo da longevidade.

É a primeira centenária da família e, apesar da idade, está firme, forte e bem disposta. A memória é boa e ela faz questão de voltar no tempo e recordar como tudo começou. “Iniciou quando conheci meu marido em Aquidauana. Na época, meus pais tinham um hotel e ele foi lá se hospedar. Estava sentada bordando uma colcha e lembro que passou do meu lado e elogiou o trabalho. Minha mãe fechou o rosto e mandou bordar no quarto”, lembra.

Na época tinha seus 15 anos de idade e os pais eram mais rígidos com relação a namoro. A ação de conversar com Maria Athenice se repetiu outra vez e o pai teve de tomar uma atitude. “Perguntou sobre os documentos e ele disse que estavam no Piauí, então papai mandou resolver essa questão para depois continuar a conversa”.

A aniversariante acompanhada dos filhos na chegada da festa. (Foto: Gustavo José Moisés)
A aniversariante acompanhada dos filhos na chegada da festa. (Foto: Gustavo José Moisés)

“Em pouco tempo ele voltou com as alianças e pediu minha mão em casamento. Logo formamos nossa família e depois de um tempo nos mudamos para Maracaju, onde vivemos alguns anos”, comenta a aniversariante. O esposo trabalhava com venda de gado reprodutor no Pantanal, enquanto ela passou a administrar o hotel da família.

Foram seis filhos biológicos e um adotivo que chegou para alegrar ainda mais a vida da grande família. A vida não foi fácil, mas ao lado das pessoas que ama, conseguiu superar todas as dificuldades. Ficou 60 anos casada até o falecimento do esposo, logo vieram os 12 netos e com o tempo ganhou mais 25 bisnetos.

A vida foi uma maré de amor e alegria e quando Maria Athenice olha para o passado, só recorda da felicidade que foi chegar até aqui. “Digo com toda certeza, nada faltou realizar dos meus desejos. Meus filhos educados, todos se formaram, levam bem a vida. Tenho uma filha que mora no mesmo condomínio que eu e me ajuda sempre, de manhã prepara a mesa com os alimentos”, conta.

Também é religiosa e devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Uma imagem da santa fica ao lado de sua cama e Maria Athenice costuma conversar com ela todas as manhãs. “É a primeira com quem falo e agradeço por tudo, todos os dias desta forma”.

A filha, Therezinha de Alencar Selem relata que a mãe sempre foi uma pessoa batalhadora, que fez de tudo para educar os filhos. “Somos uma família enorme, nossa casa era movimentada, com festa. Meu pai adorava dançar com a gente. Mamãe sempre muito dedicada além de ter sido empreendedora”.

Dona Therezinha com os sete filhos. (Foto: Gustavo José Moisés)
Dona Therezinha com os sete filhos. (Foto: Gustavo José Moisés)

Ela comenta que a mãe já administrou até um posto combustível. “Meu pai trabalhava no Pantanal enquanto ela cuidava das outras coisas. A vida inteira fomos estudando e aprendendo com ela o valor do trabalho, da responsabilidade. Já tive a oportunidade de homenageá-la num evento de mulheres fantásticas, em outro momento, fiz uma dedicação a ela porque é merecedora”, destaca.

Para ela, são várias as qualidades da matriarca da família. “Sempre foi boa ouvinte, tranquila, de muita fé. Somos conjunto de família e estamos sempre interagindo um com o outro, pois aprendemos a conviver”, diz Therezinha.

 São tantas histórias que Maria Athenice escreveu um livro quando completou 90 anos. Na obra, estão as memórias de uma mulher que fez de tudo para alcançar os sonhos e manter a família unida.

Ontem, os filhos realizaram uma festa surpresa para celebrar a chegada de mais um ano de vida da matriarca. O evento contou com cerca de 60 convidados, entre filhos, netos, bisnetos e amigos. Foi uma noite cheia de energia, sorrisos e agora ela a aniversariante aguarda completar seus 101 anos, firme e forte ao lado das pessoas que ama.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Aniversariante ao lado dos bisnetos. (Foto: Gustavo José Moisés)
Aniversariante ao lado dos bisnetos. (Foto: Gustavo José Moisés)


 - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Nos siga no Google Notícias