Aos 91 anos, Morena pira em Game Of Thrones, Harry Potter e doramas
Há quem pense que ela só lê Shakespeare, mas ela fã das sagas mais famosinhas da atualidade
Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, Crepúsculo, Outlander, Vikings e por aí vai. A lista de livros, séries e filmes assistidos por Idelesvita Oliveira Ocaris é extensa, diversa e até surpreendente. Aos 91 anos, a dona ‘Morena’ é daquelas senhoras que preferem acompanhar a programação da Netflix ao invés da novela das nove. Dos clássicos como Conde de Monte Cristo a Cinquenta Tons de Cinza, a sul-mato-grossense já leu de tudo.
Sentada no sofá de casa a conversa com a leitora vai longe e é atravessada por diálogos como: ‘Como você já leu esse livro? É muito bom!’ ou ‘Sabe outro dorama que é ótimo?’. Quem é fã de séries, dorameira(o), leitor que não desgruda dos livros, iria adorar conversar com dona Morena.
Morando há 30 anos em Campo Grande, ela foi criada na fazenda ‘Boa União’ próximo a Naviraí e posteriormente se mudou para Ponta Porã. Caçula entre 16 irmãos, Idelesvita primeiro foi educada na fazenda e depois no colégio das irmãs, em Ponta Porã.
O gosto pela leitura, no entanto, surgiu por influência dos pais e não dos professores. “Quando eu era criança escutava muito mamãe e papai falarem sobre ‘Os Três Mosqueteiros’. Quando aprendi a ler, a primeira coisa que fiz foi ler esse de Alexandre Dumas. Depois continuei lendo. Comecei a ler tudo quando era livro”, conta.
Aos 13 anos, a história de Athos, Porthos e Aramis foi a primeira que ela descobriu na literatura. Ao todo, dona Morena contabiliza que já tenha lido mais de 2 mil obras. As favoritas delas são as que trazem contexto histórico, como reinados da França, as guerras mundiais e outras mais. “Eu adoro histórias medievais, adoro os livros dos reinos, eu tinha uma coleção que era sobre isso, eram mais de cinquenta livros, mas os cupins comeram”, diz.
Essa predileção foi o que a fez querer estudar história, porém Idelesvita seguiu outro caminho profissional. Costureira e confeiteira foram seus principais trabalhos, sendo que o primeiro cruzou países. “Tenho trabalho de ponto cruz até na China”, conta.
Voltando a falar sobre os livros, dona Morena relata que às vezes lê primeiro as obras e depois acompanha as produções audiovisuais. É o caso das ‘Crônicas de Gelo e Fogo’ de George R. R. Martin que virou a série ‘Game Of Thrones’. Como muitas pessoas, ela é da opinião que o final da série não foi bom.
“Eu achei uma série fantástica e acabou uma porcaria. Aquela mulher (Daenerys Targaryen) que fez maravilhas, que saiu do fogo e fez tantas coisas… para no fim acabar daquele jeito?! Não gostei”, afirma.
Nesse balaio de livros e séries, ela também já acompanhou Crepúsculo, mas o que ela mais gosta é Outlander. Além dessa, dona Morena é fã da escritora Victoria Aveyard e da obra ‘A Rainha Vermelha’.
Em casa, os livros expostos na mesa dão uma boa dimensão do que já passou pelas mãos dela. ‘O Hobbit’, ‘O Ladrão de Raios’, ‘Trono de Vidro’, ‘Cidade dos Ossos’, ‘Chama entre as Cinzas’, ‘A Rainha do Castelo do Ar’, ‘As Colinas Ocas’, ‘A Rainha Margot’, ‘A Biblioteca da Meia Noite’ são alguns dos títulos que coleciona.
Sem preconceitos com obras e autores, dona Morena só não é muito fã de histórias de terror, porém tem uma boa justificativa para isso. “Eu descartei esses de terror porque gosto de ler esses livros de romance e não é só coisa ruim. Tem batalhas, guerras, mas tem um pouco de coisa boa junto”, explica.
Esse gosto pela leitura é algo que repercutiu em boa parte da família. A filha, Cristiane de Oliveira Rojas, de 48 anos, relata como foi influenciada. “Eu a vida toda vi ela e meu pai lendo e me formei em direito, então super leio. Meu irmão adora ler e tem uma memória formidável”, relata.
Sem colocar prazos nas leituras ou metas de quantas obras deve ler por ano, dona Morena encara o hobby com prazer. Às vezes acompanha mais as séries, os doramas e outras está começando ou finalizando algum livro.
No final da entrevista, ela expõe o motivo de gostar tanto dos livros. “Eu viajo muito, esse é o prazer. Quando tô lendo nem vejo se está chovendo, porque entro no livro, viajo naquilo”, destaca.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok