ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Comportamento

Após sair do CTI, dona Marruá uniu três gerações no almoço de Páscoa

A matriarca da família curtiu o 1º almoço de domingo em casa e celebrou a ocasião ao lado de netos e bisneta

Jéssica Fernandes | 17/04/2022 13:10
Almoço de domingo teve participação de três gerações da família. (Foto: Marcos Maluf)
Almoço de domingo teve participação de três gerações da família. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de ficar três dias internada no CTI (Centro de Terapia Intensivo) e deixar os familiares preocupados, Cláudia Samaniego, de 88 anos, voltou para casa a tempo de aproveitar o almoço do domingo de Páscoa. Matriarca da família, ela curtiu o dia especial na varanda, enquanto o neto Bruno Samaniego, de 21 anos, preparava um delicioso strogonoff.

Hoje (17), a “Dona Marruá", como ficou conhecida pela equipe do hospital, conseguiu reunir três gerações da família e celebrar a recuperação no estado de saúde. Ao Lado B, ela comentou sobre a importância de ver todos juntos na residência. “A família reunida é tudo. Antes por causa da doença não deu, mas sempre nos reunimos nas festas”, afirma.

Heidi Samaniego da Cunha, de 61 anos, relata que a mãe valoriza as reuniões familiares e que era costume ela cozinhar. “Quando minha mãe tinha saúde ela fazia questão e a gente tenta manter essa tradição. Ela fazia lasanha, uma sopa paraguaia maravilhosa. A gente tenta fazer, mas nem chega perto”, expõe.

Claúdia comenta sobre o prazer em ver a família reunida em casa. (Foto: Marcos Maluf)
Claúdia comenta sobre o prazer em ver a família reunida em casa. (Foto: Marcos Maluf)

Durante a pandemia, segundo Heide, a família preferiu deixar de lado os encontros para proteger a mãe. Recentemente, eles voltaram com a programação dos domingos onde o almoço não tem hora para começar e menos ainda para acabar. Agora, Bruno é quem assumiu o comando da cozinha e fica responsável pelo cardápio do dia.

O estudante afirma que é cozinhando que ele retribui um pouco do que a vó já fez por ele. "Antes quando ela conseguia, ela não deixava a gente cozinhar, mas hoje eu falo: A gente que cozinha para você, vó", diz. Enquanto dava a entrevista, o jovem lavava algumas folhas de alface para preparar a salada favorita de Cláudia.

Nesta semana, a matriarca precisou ir ao hospital após ter uma alteração na pressão. No CTI, ela ficou internada durante quatro dias e retornou para o lar na última quarta-feira (13). Apesar da idade, Heide revela que a mãe deu trabalho para as enfermeiras. "Ela ficou conhecida como dona Marrúa de tão teimosa que era. Ela falava que queria voltar para a casa", relata.

Passado os dias difíceis, agora Cláudia está na companhia das filhas, filhos, genro, netos e a pequena bisneta.

Heide fala sobre o trabalho que a mãe deu no hospital. (Foto: Marcos Maluf)
Heide fala sobre o trabalho que a mãe deu no hospital. (Foto: Marcos Maluf)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias