Avenida ganha 90 mudas de ipês-rosas para homenagear idosos
Realizado pela Sirpha, plantio faz parte da campanha de enfrentamento à violência contra pessoas idosas
No Bairro Nova Lima, as Avenidas Carlota Joaquina e Cândido Garcia de Lima ganharam 90 mudas de ipês rosa com nome e idade. Cada árvore representa um idoso acompanhado e acolhido pela Sirpha Lar do Idoso. A ação foi desenvolvida na terça-feira (21) em apoio à campanha ‘Junho Prata’ de enfrentamento à violência contra pessoas da terceira idade.
O plantio movimentou o dia dos idosos que participaram da ação junto com o presidente da Sirpha, Mauri da Costa Lima. No ano passado, ele trouxe de casa as sementes que foram plantadas na instituição e se transformaram nas mudas que um dia irão colorir as avenidas.
Ao falar sobre a campanha, Mauri cita que são diversas as violências cometidas contra os idosos, desde física a psicológica. “Primeiro tem o abandono da própria família que é o pior de todos. Temos 80 idosos aqui que são de vulnerabilidade social. Aqui chega idoso por violência familiar, abandono. Às vezes, abandona no hospital, na UPA, em casa”, explica.
O abandono em alguns casos, segundo o presidente, é cometido por famílias que não querem custear as despesas do pai ou da mãe. Em outras situações, o idoso não tem acesso ao benefício e quem recebe o dinheiro é algum familiar.
“Chega numa idade em que a família não tem suporte financeiro para acompanhar o idoso. Esse idoso é abandonado em decorrência das despesas que ele gera. Tem idoso que recebe o benefício de prestação continuada e muitas vezes os filhos ficam com o dinheiro, faz empréstimo em nome do idoso”, explica.
Na visão dele, a falta de paciência e afeto contribuem para os índices de violência contra o grupo. “O desamor é muito grande. O idoso rico ainda é ouvido quando não divide a herança. O idoso humilde é pior ainda, infelizmente. Estão desestruturando ainda mais as famílias”, fala.
Para que a população volte os olhos para esse público, o presidente da Associação de Moradores do Nova Lima, Pedro Domingos Faustino de Oliveira, participou da ação. “Eu acho que a associação e a população tem que estar engajada, verificar o quanto é importante vir e ver o trabalho que é feito pela Sirpha e todos os colaboradores. O trabalho que eles fazem é para humanização”, pontua.
O plantio começou às 10h com a participação dos presidentes, colaboradores da Sirpha e um pequeno grupo de idosos. Ao lado de cada árvore, foi cravada uma estaca de madeira com nome e idade da pessoa que a representa.
A primeira árvore foi em homenagem a Aniceto Benedito, de 112 anos, que é o veterano da instituição. Com apoio da cadeira de rodas, ele chegou até o canteiro onde segurou uma das mudas que em seguida foi plantada.
Conhecido como benzedor do Bairro Nova Lima, ele é natural de Cachepó da Ponte (MT). Antes de ser acolhido pela instituição, Aniceto costumava usar o dinheiro que ganhava para fazer sopa para crianças e outras pessoas da região.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: