Basílio chega aos 80 homenageado pelos amigos em corrida
O aposentado é maratonista que coleciona diversas vitórias em corridas de rua
Basílio Santana de Oliveira chegou aos 80 anos rodeado de amigos e familiares, que se reuniram na Orla do Aeroporto na manhã de domingo (9), para uma corrida em sua homenagem. Maratonista desde os 65 anos, a prática do esporte faz parte do seu dia a dia. A corrida teve direito a plaquinhas com o nome “Basílio Run” e o número dos corredores, além de medalhas para os participantes e um troféu para o aniversariante.
A profissional de educação física Suzani Pinheiro, 44, foi a responsável por organizar a corrida. Cerca de 100 alunos e alunas do grupo Nova Geração Training se reuniram na manhã deste domingo para correrem ao lado do aniversariante em um trajeto de oito quilômetros pela Orla do Aeroporto. Basílio cruzou a linha de chegada acompanhado de seus amigos da academia, e recebeu a medalha do neto, Miguel, de nove anos.
Basílio começou a correr em 2005, aos 65 anos, após se aposentar. Nesses 15 anos no esporte, já participou de corridas tanto em Campo Grande, quanto em Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, e em São Luís, no Maranhão. Apenas na Corrida de Reis, realizada na Capital Cuiabana, o maratonista foi campeão nove vezes, na sua faixa etária.
O atleta conta que em 2020, em uma visita à São Luís, cidade maranhense, a viagem calhou a acontecer na mesma época da nova corrida Rosa Shok. Ele participou, e relata que a poucos metros de cruzar a chegada, caiu e machucou o joelho.
Ele recebeu atendimento ainda na pista, e conta que um dos socorristas alertou que ele estava na frente, e venceria se continuasse o trajeto. E assim ele fez. “Subi no pódio com o joelho todo ralado”, relembra.
Ganhar é bom, mas o maratonista ressalta que melhor que chegar em primeiro lugar, é ensinar bons valores para a família. Além de inspirar todos os seus amigos do treino a continuarem, Basílio conta que também serviu de inspiração para uma sobrinha, que precisava perder peso por conta de problemas de saúde, e começou a correr incentivada pelo tio.
A corrida em homenagem aos seus 80 anos lhe pegou de surpresa, mas o sorriso no rosto diz tudo sobre a gratidão que Basílio sente por todos que caminham junto com ele no dia a dia. “Eu fico muito agradecido, não sei nem o que falar. Agradeço a presença de todos. O pessoal sempre fala ‘o senhor é o nosso guru’, o senhor é a nossa inspiração’, mas eu não sou nenhum Matusalém [figura bíblica]. Não é ganhar, é passar valores”, ressalta.
Filha do maratonista, a professora Glauce Raquel Garcia, 51, foi até a Orla do Aeroporto esperar o pai na linha de chegada ao lado do filho, Miguel, de nove anos. A professora comenta que a corrida é muito importante para seu pai, e que sente orgulho por ele chegar aos 80 anos saudável, ativo e alegre.
Ela cita que é inexplicável a forma que Basílio se sente ao correr, e que se sente inspirada por ele a praticar o esporte também. “Primeiro eu preciso entrar em forma. Essa galera que corre, parece que a corrida libera uma adrenalina. Espero que eu consiga chegar aos 80 assim também. Ele é saudável, não toma nenhum remédio além do da tireóide”, brinca a filha.
Suzani relata que Basílio é muito querido por todos os alunos que treinam na academia, além de estar sempre cuidando de todo mundo, e incentivando as pessoas a praticarem atividades físicas.
“Ele é uma inspiração para todos os alunos da academia.. Ele é uma pessoa que sempre está nos motivando com relação à qualidade de vida, voltado não só ao esporte, mas à alimentação também. Ele sempre tem uma palavra de apoio, uma palavra amiga”, finaliza Suzani.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.