“Brasiguaio” com orgulho, Eder não troca Ponta Porã nem pela Irlanda
Nascido e criado na fronteira do Brasil com o Paraguai, Eder é influencer das coisas boas que acontecem por lá
Se tem uma pessoa que é apaixonada pelo local onde nasceu, essa pessoa se chama Eder Gimenez, de 31 anos. O lugar especial no coração dele é Ponta Porã, mais especificamente, a região da fronteira do Brasil com o Paraguai.
“Sou apaixonado pela fronteira. Sou metade paraguaio, falo português, espanhol e guarani e por onde vou, levo a cultura daqui para que as pessoas saibam que essa região também tem muita coisa boa”, exalta.
Na enquete de ontem, a maioria dos leitores se sentem como Eder: 62% responderam que sim, são apaixonados pela cidade natal, enquanto apenas 38% disseram que não.
Inclusive, não troca Ponta Porã nem por Dublin, capital da Irlanda, quando fez intercâmbio, em 2016. A “terrinha” tem lugar especial. “Eu fui nascido e criado na fronteira, sou brasiguaio com orgulho”, expressa.
O amor pela cidade fez com que Eder utilizasse o conhecimento de publicitário e digital influencer para divulgar as coisas boas que existem na região da fronteira em seu perfil no Instagram Chá com Cokito.
“O Chá é mate do lado brasileiro. E o choquito é típico do Paraguai”, explica. “O objetivo é desmistificar a imagem que as pessoas têm da fronteira. Mostrar mesmo o que tem de bom”, acrescenta. E elogios não faltam, pois Eder enumera todas as qualidades do município, como comércios novos e prédios sendo inaugurados.
Mortes e execuções não são notícias que aparecem no portal de Eder. De tanto exaltar Ponta Porã, já é quase uma celebridade local. “Eu faço questão de quebrar essa imagem que as pessoas têm da fronteira. Muitos acham que é só isso de negativo que tem aqui, mas não é”, reforça.
Apesar de amar a cidade, às vezes, pensa em ir embora, mas só por questões de expandir a própria carreira, talvez em Campo Grande ou São Paulo. “Já viajei para vários lugares e sempre faço questão de divulgar a cultura daqui. Mas olha, o dia que isso acontecer, de mudar daqui, vai ser muito difícil”, comenta.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.