ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

“Brasiguaio” com orgulho, Eder não troca Ponta Porã nem pela Irlanda

Nascido e criado na fronteira do Brasil com o Paraguai, Eder é influencer das coisas boas que acontecem por lá

Bárbara Cavalcanti | 05/09/2021 07:10
Eder em Ponta Porã, cidade onde nasceu e pela qual é apaixonado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Eder em Ponta Porã, cidade onde nasceu e pela qual é apaixonado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Se tem uma pessoa que é apaixonada pelo local onde nasceu, essa pessoa se chama Eder Gimenez, de 31 anos. O lugar especial no coração dele é Ponta Porã, mais especificamente, a região da fronteira do Brasil com o Paraguai.

“Sou apaixonado pela fronteira. Sou metade paraguaio, falo português, espanhol e guarani e por onde vou, levo a cultura daqui para que as pessoas saibam que essa região também tem muita coisa boa”, exalta.

Na enquete de ontem, a maioria dos leitores se sentem como Eder: 62% responderam que sim, são apaixonados pela cidade natal, enquanto apenas 38% disseram que não.

Inclusive, não troca Ponta Porã nem por Dublin, capital da Irlanda, quando fez intercâmbio, em 2016. A “terrinha” tem lugar especial. “Eu fui nascido e criado na fronteira, sou brasiguaio com orgulho”, expressa.

Eder com um tipo de remédio, que é adicionado ao tereré e só encontrado na fronteira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Eder com um tipo de remédio, que é adicionado ao tereré e só encontrado na fronteira. (Foto: Arquivo Pessoal)

O amor pela cidade fez com que Eder utilizasse o conhecimento de publicitário e digital influencer para divulgar as coisas boas que existem na região da fronteira em seu perfil no Instagram Chá com Cokito.

“O Chá é mate do lado brasileiro. E o choquito é típico do Paraguai”, explica. “O objetivo é desmistificar a imagem que as pessoas têm da fronteira. Mostrar mesmo o que tem de bom”, acrescenta. E elogios não faltam, pois Eder enumera todas as qualidades do município, como comércios novos e prédios sendo inaugurados.

Eder com os famosos coquitos paraguaios. (Foto: Arquivo Pessoal)
Eder com os famosos coquitos paraguaios. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mortes e execuções não são notícias que aparecem no portal de Eder. De tanto exaltar Ponta Porã, já é quase uma celebridade local. “Eu faço questão de quebrar essa imagem que as pessoas têm da fronteira. Muitos acham que é só isso de negativo que tem aqui, mas não é”, reforça.

Apesar de amar a cidade, às vezes, pensa em ir embora, mas só por questões de expandir a própria carreira, talvez em Campo Grande ou São Paulo. “Já viajei para vários lugares e sempre faço questão de divulgar a cultura daqui. Mas olha, o dia que isso acontecer, de mudar daqui, vai ser muito difícil”, comenta.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias