"Carlão" tenta encontrar dono de fotos antigas que encontrou no lixo
Caçambeiro, Carlão encontrou fotos antigas no lixo; a única identificação é um nome "Fernando Félix" escrito no envelope
Era mais um dia de trabalho para Carlos Eduardo da Silva de 44 anos. Dono de uma empresa de caçambas, Carlão, como é conhecido, iria depositar entulhos no aterro atrás do bairro José Abraão, em Campo Grande, há mais ou menos três semanas quando o vento lhe trouxe um presente.
Isso mesmo, o vento. Ventava muito no dia, e por isso um envelope cheio de fotos se abriu e espalhou as fotos pelo aterro. Carlão, percebendo que poderia ser algo importante, pegou uma por uma. Nas fotos, em preto e branco, é possível ver algumas ruas Campo Grande, como Cândito Mariano e Maracaju.
As fotografias trazem uma série de momentos de um desfile de 7 de Setembro, inclusive com a participação de veteranos da Segunda Guerra Mundial, os pracinhas.
“Duas coisas me chamaram a atenção quando encontrei as fotos: primeiro que elas são antigas, de uma Campo Grande de tempos atrás, e segundo ver os veteranos de guerra participando de uma desfile de 7 de Setembro”.
Não é possível identificar a autoria das fotos, pois não há nome escrito nelas que ajude. A única pista é um nome “Félix Pedra”, que aparece no envelope, como se tivesse sido o dono das fotos.
Félix Pedra aparace em uma coluna do jornalista Marco Eusébio de 2011 como um jovem “playboy” brigão da década de 50. Ele está em um baile nos tempos áureos do Rádio Clube Campo junto com outros jovens influentes daquele período.
Segundo o lendário fotógrafo Roberto Higa, que registrou quase tudo em Campo Grande e conhece muitos outros fotógrafos antigos, também não há nada nas fotos que possa levar a autoria. Ele explica que pode ser de algum fotógrafo contratado.
Pelo que é possível ver nas fotos, aparece o prédio do “Açougue Ocampos”, de esquina. Também uma agência do Banco de Minas Gerais S.A. Algumas fotos são de ruas vazias.
Outras fotos, do desfile especificamente, mostram algumas meninas de escolas da época, bandas marciais tradicionais do 7 de Setembro. Duas fotos, ao que parece, são dos veteranos da Segunda Guerra. Um aparace um senhor de farda carregando suas condecorações e outra vários ex-combatentes aparecem segurando uma faixa escrita “ Ex-combatentes de Campo Grande. Homenagem aos heróis de Pistoia”, em alusão à região da Itália onde vários combates aconteceram.
Carlão agora gostaria de encontrar os donos das fotos, bem como saber um pouco mais sobre elas. Caso você tenha alguma pista, entre em contato com o Lado B pelo WhatsApp ou Instagram. Parte da história de Campo Grande pode ser resgatada com sua ajuda.
Confira abaixo uma galeria com mais fotos encontradas por Carlão:
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: