ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Casal sai da Capital para enfrentar corrida de 14 horas em montanha

Leidiane e Diogo vão competir em Minas gerais, na maior prova de montanha da América Latina

Por Idaicy Solano | 13/08/2024 12:56
Casal irá participar de maratona de 14 horas em montanha no interior de Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal irá participar de maratona de 14 horas em montanha no interior de Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal)

Após meses de ansiedade e preparo, o casal Leidiane Cristina Moreira da Silva, de 36 anos, e Diego de Souza Figueira, de 38 anos, se preparam para sair de Campo Grande com destino a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, para competirem na maratona La Misión, a maior prova de montanha da América Latina, que será realizada na Serra da Mantiqueira.

A maratona acontece no sábado (17), e serão 14 horas de prova. O casal saí de Campo Grande na noite desta quarta-feira (14), para representar Mato Grosso do Sul e em busca de trazer uma medalha para casa.

A participação na prova também é a realização de um sonho para Leidiane, que há oito anos iniciou correndo apenas 50 metros, e hoje em dia coleciona pódios em diversos concursos. A paixão pela corrida foi tão grande, que até o marido, Diego, acabou abraçando a ‘causa’ de Leidiane e se juntando à esposa na corrida.

A história com o esporte começou porque Leidiane não gostava de fazer cardio na academia, então preferia ir correr na rua na companhia da filha, que a acompanhava de bicicleta. No início ela conta que já ficava feliz apenas correndo de um poste a outro na calçada, mas com o tempo passou a pegar gosto pela corrida e aumentar o trajeto percorrido.

Mas a corrida só passou a fazer parte de sua rotina como um esporte, quando ela trocou a academia pelo treino funcional, onde também entrou para um grupo de corrida, em 2016.

De 2016 para cá, Leidiane já participou de diversas maratonas, tanto de rua quanto de trilha, que são suas favoritas. Em seu currículo, ela coleciona participação nas corridas de trilha do Inferninho, no Morro do Paxixi e de Piraputanga, na qual ela conseguiu pódio na prova de 21 quilômetros.

Diego começou a praticar o esporte influenciado pela esposa, e agora vão juntos para o desafio (Foto: Arquivo Pessoal)
Diego começou a praticar o esporte influenciado pela esposa, e agora vão juntos para o desafio (Foto: Arquivo Pessoal)

Para incentivar mais pessoas a aderirem ao esporte, Leidiane também começou a criar conteúdo sobre corrida em sua página do Instagram ‘Corre Comigo’, onde compartilha sua rotina, treinos e as provas das quais participa, além de prestar apoio aos outros corredores.

Uma das pessoas influenciadas por ela foi o marido, Diego. Ele esteve ao lado de Leidiane a apoiando nas corridas desde o início, e fala com orgulho sobre o desempenho da esposa. “Ela corria 50 metros de um poste no outro e já ficava feliz, e hoje meia maratona é praticamente um treino pra ela, já ganhou várias provas aqui na cidade, fora da cidade”.

Há cerca de dois anos, ele também começou a correr também, e decidiu encarar o desafio das 14 horas de prova em Minas Gerais para acompanhar a esposa na realização de seu sonho.

"Esse sonho é dela, é um objetivo dela, e eu abracei esse sonho junto com ela e decidimos ir. Através do sonho dela, comecei a correr e hoje sou apaixonado pela corrida, é um esporte que eu pratico, além dos Jiu-Jitsu, que é um esporte que eu amo, e a corrida também veio pra somar, um ajuda o outro, é muito bom mesmo”, diz Diego.

Casal participa juntos de maratonas em Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal participa juntos de maratonas em Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)

Preparo para o desafio 

A montanha chega a quase três mil metros acima do nível do mar, e exige um nível alto de dificuldade e técnica aos corredores, além de ser uma prova bastante concorrida. Foram cerca de oito meses de treino intensivo para se preparar para o desafio. Leidiane treina corrida de rua em uma academia especializada, mas tanto ela quanto o marido, resolveram aderir também a um treino direcionado a corrida de trilhas e altimetria.

O casal foi assessorado pelo treinador Uilder Martins da Silva, e Leidiane detalha que os treinos duravam até seis horas, subindo e descendo o Morro do Ernesto, além de praticar corrida na estrada. Na reta final, o preparo consiste em uma rodagem mais leve, para poder descansar o corpo para a prova, mas ao mesmo tempo não ficar parado, conforme explica a corredora.

Sobre ter escolhido iniciar seu ‘desafio’ em uma prova tão longa e complexa, Leidiane afirma que, apesar dela e do marido desejarem a medalha, já irá se considerar vitoriosa se conseguir concluir a prova. Ela comenta que a atual campeã da trilha concluiu a maratona em sete horas, então ela almeja concluir, pelo menos, dentro do tempo da nota de corte, que é 14 horas.

“Meu anseio é conseguir concluir a prova, porque a gente não sabe, é tudo muito novo. É uma expectativa muito grande, mas creio que vou conseguir finalizar a prova com êxito. Se eu conseguir concluir ela no prazo de umas 10 horas, acho que eu ficaria muito feliz, mas está nas mãos de Deus.  Sei que é uma das provas mais difíceis, mas eu tentei me preparar da melhor forma”, declara.

Leidiane e Diego com o treinador, Uilder, responsável por assessorar o treino para o La Misión (Foto: Arquivo Pessoal)
Leidiane e Diego com o treinador, Uilder, responsável por assessorar o treino para o La Misión (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias