Donos recorrem a centro espírita para tratar e salvar seus animais
Centro Espírita já atendeu mais de 500 animais em Campo Grande desde maio deste ano
É comum que pessoas de diferentes religiões busquem orações e intervenções divinas e espirituais para curar familiares e amigos que enfrentam problemas de saúde ou enfermidades. Recentemente, em Campo Grande, o Centro Espírita Emmanuel começou a oferecer tratamento espiritual também para animais de estimação. Considerados pela maioria de seus tutores como parte da família, todo o atendimento é voltado para o bem-estar dos pets, e o Centro já ajudou mais de 500 animais em Campo Grande desde maio deste ano.
Esse tipo de tratamento requer muita fé, algo que não falta aos tutores. Maria Zélia Velozo, 69 anos, procurou atendimento para seus dois gatos e quatro cachorros, especialmente para Urso, de cinco anos, que está enfrentando câncer. Ela relata que Urso já passou por cirurgia em uma clínica veterinária, além de quatro meses de quimioterapia, mas a doença retornou um mês após o fim do tratamento.
Este ano, Maria perdeu três cachorros para a doença, dois dos quais precisaram ser submetidos à eutanásia devido à dor física que sentiam. Mulher de muita fé, Maria mantém viva a esperança de curar Urso. "Isso me machucou demais. Quanto ao Urso, optamos por não fazer a eutanásia nele. Vamos tentar proporcionar a melhor qualidade de vida possível para ele e enquanto ele puder, vamos tratá-lo", explica.
Quando surgiu a oportunidade do tratamento espiritual para os pets, Maria procurou atendimento no Centro e afirma que a iniciativa é de grande importância para os tutores. "Eu acredito muito no tratamento da aura dos animais. Eles absorvem muita energia negativa nossa, então nada mais justo do que ter a oportunidade de tratá-los".
A técnica de enfermagem Edneusa Pereira, 58 anos, também procurou o Centro por causa da gatinha Josefine, de 12 anos, que recentemente foi diagnosticada com um tumor na região do baço. O animal de estimação está internado e ainda precisará passar por mais exames para definir a gravidade do estado de saúde. Por enquanto, a gatinha não está enfrentando dores, mas sua saúde está debilitada devido a uma série de diarreias.
Edneusa relata que já se tratou espiritualmente, assim como familiares, e também já aconselhou conhecidos a procurarem o Centro para atendimento. Confia bastante no processo e decidiu buscar ajuda na espiritualidade para Josefine.
"Por que não pedir ajuda para a gatinha que está sofrendo? Eu acho que o pet faz parte da família. O amor que você sente por eles, se acontecer alguma coisa, vai doer da mesma forma que acontece com uma pessoa, porque você convive, dá carinho e ele retribui", expressa a tutora.
Não é apenas por doenças físicas que os tutores buscam o Centro. Muitas vezes, o motivo que os leva até lá é para tratar angústias, estresses e qualquer outro tormento que o animal possa estar vivenciando, conforme explica o voluntário do Centro Espírita e coordenador do tratamento espiritual para pets, Marcelo de Campos. Ele aproveita para enfatizar que são realizados atendimentos em qualquer tipo de animal. "Na minha visão, todos são filhos de Deus e merecem atendimento".
A iniciativa de tratar espiritualmente os animais já era um desejo antigo do voluntário, que buscou referências desse tipo de atendimento em centros espíritas de São Paulo. Foram vários meses estudando a melhor forma de oferecer o tratamento para os tutores de Campo Grande.
Marcelo detalha que todas as quartas-feiras, às 19h15, é ministrada uma palestra em que ele explica como funciona o passe e a cirurgia à distância, e quais benefícios os pets podem receber. Após esse contato inicial, é feito o atendimento aos tutores, onde eles detalham ao coordenador tudo o que seus animais de estimação estão sentindo ou passando no momento.
Neste momento, são fornecidas informações sobre o nome do tutor e dos pets, e o endereço de residência. Marcelo também pede para que os tutores levem água para fluidificar - no espiritismo, a fluidificação funciona como um processo direcionado para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual - com o intuito de que os animais bebam o líquido pelo menos três vezes ao dia.
“É impressionante o carinho que eles têm, o cuidado que têm nesta parte deste atendimento deles. Quando os tutores chegam, dizem que os animais estão muito cansados, doentes, às vezes com um tumor, ou estão fazendo tratamento, e a gente deixa sempre bem claro que eles precisam fazer o acompanhamento na terra com o veterinário”, explica Marcelo.
Ao todo, o tratamento dura nove semanas. Os passes são feitos semanalmente à distância, e nos casos que necessitam de cirurgia, estas são realizadas todas as sextas-feiras, às 23h30. No caso dos animais que passam pela cirurgia, também recebem o passe de cura. Todo o processo envolve bastante conexão e fé na espiritualidade.
“A espiritualidade vai até no endereço que foi passado, e aí eles fazem a cirurgia no que é preciso para o pet. Eles levam a energia positiva para o animal e realizam a intervenção espiritual nele, fazem essa troca de energia com o animal para tratar uma enfermidade que ele possa estar tendo”, explica Marcelo.
Por enquanto, o Centro não está podendo receber os animais em suas dependências, então apenas os tutores frequentam os encontros. Marcelo explica que isso acontece porque ainda estão em processo de conseguir alvará para poder fazer esse tipo de atendimento presencialmente.
Marcelo atende a todos que desejarem buscar o tratamento, independentemente de religião. Para isso, basta ir até o Centro Espírita Emmanuel às quartas-feiras, às 19h30.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.