Eleita ‘Cria do Aero Rancho’, Maria só sai do bairro se for para o cemitério
Há 34 anos, ela vive no setor 7 do bairro, que garante ser o melhor de Campo Grande
Do Bairro Jardim Aero Rancho, Maria do Céu Oliveira da Silva, de 78 anos, só vai embora se for pra ir direto pro Cemitério Jardim das Palmeiras. A moradora é tão apaixonada pelo lugar onde vive há 34 anos que ganhou o título de ‘cria’ do bairro.
Natural do Rio Grande do Norte, Maria se mudou com a família para o Estado aos três anos onde viveu até os 15 anos. Em São Paulo, ela teve quatro filhos e depois de duas décadas retornou a Campo Grande e, consequentemente, passou a viver no setor cinco do bairro.
A senhora de cabelo curto grisalho e olhos claros chegou à região antes dos mercados, postos de saúde e asfalto. “Na época que tiramos a casa foi muito difícil. Aqui se chovia era barro, se não chovia era um pó que parecia canela”, diz.
Quando chovia, segundo ela, a solução para as filhas não sujarem o calçado era usar sacola de plástico para se proteger do barro. Maria narra os fatos achando graça, como na vez que a filha perguntou se um dia mudariam de bairro caso ficassem ricos.
“Minha filha Alessandra falou: ‘Mãe, a senhora jura que se ganharmos na Mega-Sena a gente sai daqui?’. Eu falei assim: ‘Eu juro que compro uma bota pra cada uma, mas do Aero Rancho não saio”, recorda.
O Aero Rancho nunca perdeu o brilho aos olhos da dona Maria mesmo o cenário não sendo dos mais encantadores há três décadas. Enquanto viu vizinhos indo embora, vendendo as casas, ela seguiu transformando o lar onde criou os filhos e hoje recebe a visita dos sete netos e cinco bisnetos.
Nos dedos da mão, Maria conta quem são os vizinhos que chegaram na mesma década e continuam ali. Contando com ela, ao todo, são cinco que seguem na mesma rua sem planos de partir. “Me enraizei aqui”, ressalta.
Cria com orgulho - O título de cria foi uma iniciativa de um amigo e morador de outro setor. Ismael foi quem elaborou o certificado e o entregou pessoalmente na semana passada no Dia Internacional da Mulher.
A surpresa foi organizada com o apoio de uma das filhas de Maria, a Margareth Augusta de Oliveira. Maria fala como se sentiu com o título. “Pra mim foi uma surpresa, não estava esperando, foi tudo uma armação do Ismael e minha filha. Fiquei muito surpresa e orgulhosa”, comenta.
O orgulho é tanto que a moradora aproveita para fazer propaganda do lugar que garante ser o melhor para viver na Capital. “Amo o Aero Rancho de paixão, tenho todo orgulho de falar. Eu gosto de tudo, porque aqui tenho de tudo. Sou atendida no posto, tem farmácia, mercado pra todo lado. É o melhor bairro para se morar”, conclui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).