ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Elza decide doar piano de 1863 para quem valoriza a música

Piano de 160 anos foi presente do avô na infância e agora vai fazer parte da vida de crianças e adolescentes

Thailla Torres | 26/06/2023 08:52
Elza cuidou do instrumento com dedicação ao longo dos anos e agora quer vê-lo nas mãos de crianças e adolescentes.
Elza cuidou do instrumento com dedicação ao longo dos anos e agora quer vê-lo nas mãos de crianças e adolescentes.

Elza Barbosa Rizzi, uma talentosa pianista de 75 anos, fez uma doação que vai tocar o coração de crianças e adolescentes nos próximos dias. Ela decidiu dar um novo lar ao seu piano de 1863, entregando-o a um projeto social em Corumbá, onde acredita que ele será verdadeiramente valorizado.

"Eu resolvi doar o meu piano e achei um pessoal que vai valorizar. Ele tem um valor inestimável para mim", compartilha Elza. O piano está em sua posse desde 1958, quando seu avô o presenteou. No passado, ele pertenceu ao Capitão Júlio Guimarães, um militar que amava poesia e música.

"O piano veio das mãos do meu avô como um presente em 1958, quando eu tinha 10 anos e comecei a fazer aulas de piano", lembra Elza com carinho. Ela cuidou do instrumento com dedicação ao longo dos anos, mantendo-o na casa de sua mãe após o falecimento dela. Agora, aos 75 anos, Elza sentiu que era hora de passar adiante esse tesouro musical.

"Eu vinha querendo me desfazer porque já estou com 75 anos, e a qualquer hora a gente não será mais daqui", reflete. Ela possui três pianos em sua casa em Campo Grande, sendo um deles também antigo, de 1963. Sentindo a necessidade de compartilhar o legado desse piano de 1863, Elza procurou um destino onde ele fosse verdadeiramente apreciado.

Piano será levado em breve para Corumbá.
Piano será levado em breve para Corumbá.

Foi conversando com amigos que Elza descobriu o Instituto Moinho Cultural de Corumbá, que possui uma orquestra e atende crianças,  adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e se mostrou interessado em receber a doação. Determinada a ver o instrumento sendo bem cuidado, Elza providenciou a restauração do teclado e a manutenção necessária.

A professora de um dos primeiros conservatórios musicais de MS tem consciência de que o piano precisará ser afinado ao chegar ao novo local, uma vez que o transporte pode causar desafinações. No entanto, a satisfação de atender às necessidades musicais de tantas crianças e adolescentes é o que verdadeiramente importa para ela.

Além de uma talentosa pianista, Elza é professora de piano e ensinou muitas pessoas ao longo dos anos. Chegou a ter uma escola de música em Dourados e possuía mais de cinco pianos. Devido a um acidente envolvendo o esposo ela precisou interromper as aulas na década de 90, mas a música nunca deixou de ecoar em sua casa.

"Eu continuo tocando em casa, isso me deixa muito feliz. Mas a doação deste piano de valor inestimável caiu do céu. Foi uma bênção que eu vou deixar para pessoas que vão valorizar", expressa Elza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias