ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Em 1939, menino segurando onça era o orgulho de Campo Grande

Álbum fotográfico organizado pelo jornalista Benedito Leitão tinha como intuito fazer propaganda da cidade

Por Aletheya Alves | 11/01/2024 07:27
Em 1939, menino segurando onça era o orgulho de Campo Grande
Um dos orgulhos de Campo Grande era o "menino que não tem medo de onça". (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)

Há 85 anos, Campo Grande ganhou um álbum fotográfico publicado através da gráfica do antigo jornal “O Progressista”, organizado pelo jornalista Benedito Leitão. E, no #TBT de hoje (11), vamos voltar para 1939, quando um dos orgulhos da cidade era ter um menino sem “medo de onça!”.

Datado de 20 de outubro de 1939, o texto de Leitão abria as páginas do álbum dizendo que sempre experimentou um desejo de fazer propaganda “deste futuroso município e desta linda e atraente cidade de Campo Grande”, em que morava há alguns anos.

Apesar de atuar no antigo jornal O Progressista como gerente, Benedito pontuou que queria criar uma obra que pudesse retratar, em suas palavras, “fielmente” a evolução de Campo Grande.

E, para apresentar o conteúdo, o jornalista garantiu que o leitor iria encontrar “múltiplas atividades urbanísticas, bem como as pessoas que têm concorrido para nossa riqueza e as que integram nosso meio social”. “Eis o álbum de Campo Grande, modesto trabalho que surge hoje à luz da publicidade e que, se não tiver outros méritos, servirá contudo para mostrar lá fora, o dinamismo dos campograndenses e dos     que aqui se fixaram para engrandecer a cidade, o Estado e a Pátria”, diz.

Diversos anúncios foram publicados no decorrer do álbum com intuito de criar uma imagem sobre Campo Grande e mostrar suas características fortes, como dá a entender.

Há imagens aéreas da cidade, propagandas de café e outros produtos alimentícios, além de anúncios sobre espaços que queriam e faziam sucesso na época. Mas, um dos registros que mais chamam atenção é do “menino que não tem medo de onça!”.

Em 1939, menino segurando onça era o orgulho de Campo Grande
Outro anúncio era da Família Tibara sobre o filho que, na época, era um jovem aviador. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)

Publicada na página dos representantes Missel e Gutheil, a imagem é legendada dizendo que o menino tinha apenas seis anos na época. Apresentado como Eliceu Gutheil, ele segurava um filhote de onça nos braços.

A imagem, acompanhada de um pequeno texto, indicava que Eliceu era filho do empresário Otto Gutheil, sócio da distribuidora de bebidas Missel e Gutheil.

No pequeno texto de apresentação, Eliceu era descrito com as seguintes palavras, “é gaúcho, portanto, desassombrado. [...] o galante e pequenino herói de seis anos”.

Informações sobre o local em que a foto foi registrada não foram incluídas no anúncio, apenas o orgulho do “herói”. Ao lado de Eliceu, a página também conta sobre “um filho de Campo Grande dominando o espaço”, indicando o destaque do empresário Tibara, que havia matriculado seu filho, José, de 17 anos, na Escola Técnica de Aviação Civil do Rio de Janeiro.

“Como filho de Campo Grande, o aviador está fadado a ser, muito em breve, o nosso orgulho”, completa o texto sobre José Tibara.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias