Em 1939, menino segurando onça era o orgulho de Campo Grande
Álbum fotográfico organizado pelo jornalista Benedito Leitão tinha como intuito fazer propaganda da cidade
Há 85 anos, Campo Grande ganhou um álbum fotográfico publicado através da gráfica do antigo jornal “O Progressista”, organizado pelo jornalista Benedito Leitão. E, no #TBT de hoje (11), vamos voltar para 1939, quando um dos orgulhos da cidade era ter um menino sem “medo de onça!”.
Datado de 20 de outubro de 1939, o texto de Leitão abria as páginas do álbum dizendo que sempre experimentou um desejo de fazer propaganda “deste futuroso município e desta linda e atraente cidade de Campo Grande”, em que morava há alguns anos.
Apesar de atuar no antigo jornal O Progressista como gerente, Benedito pontuou que queria criar uma obra que pudesse retratar, em suas palavras, “fielmente” a evolução de Campo Grande.
E, para apresentar o conteúdo, o jornalista garantiu que o leitor iria encontrar “múltiplas atividades urbanísticas, bem como as pessoas que têm concorrido para nossa riqueza e as que integram nosso meio social”. “Eis o álbum de Campo Grande, modesto trabalho que surge hoje à luz da publicidade e que, se não tiver outros méritos, servirá contudo para mostrar lá fora, o dinamismo dos campograndenses e dos que aqui se fixaram para engrandecer a cidade, o Estado e a Pátria”, diz.
Diversos anúncios foram publicados no decorrer do álbum com intuito de criar uma imagem sobre Campo Grande e mostrar suas características fortes, como dá a entender.
Há imagens aéreas da cidade, propagandas de café e outros produtos alimentícios, além de anúncios sobre espaços que queriam e faziam sucesso na época. Mas, um dos registros que mais chamam atenção é do “menino que não tem medo de onça!”.
Publicada na página dos representantes Missel e Gutheil, a imagem é legendada dizendo que o menino tinha apenas seis anos na época. Apresentado como Eliceu Gutheil, ele segurava um filhote de onça nos braços.
A imagem, acompanhada de um pequeno texto, indicava que Eliceu era filho do empresário Otto Gutheil, sócio da distribuidora de bebidas Missel e Gutheil.
No pequeno texto de apresentação, Eliceu era descrito com as seguintes palavras, “é gaúcho, portanto, desassombrado. [...] o galante e pequenino herói de seis anos”.
Informações sobre o local em que a foto foi registrada não foram incluídas no anúncio, apenas o orgulho do “herói”. Ao lado de Eliceu, a página também conta sobre “um filho de Campo Grande dominando o espaço”, indicando o destaque do empresário Tibara, que havia matriculado seu filho, José, de 17 anos, na Escola Técnica de Aviação Civil do Rio de Janeiro.
“Como filho de Campo Grande, o aviador está fadado a ser, muito em breve, o nosso orgulho”, completa o texto sobre José Tibara.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.