ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Famoso pelo pastel em homenagem à capivara, morre Nivaldo do Capistel

Em março do ano passado, ele inventou o formato e a história foi contada aqui no Lado B

Ângela Kempfer | 01/09/2023 14:05
Nivaldo mostrando a invenção em março do ano passado, ao Lado B. (Foto: Paulo Francis)
Nivaldo mostrando a invenção em março do ano passado, ao Lado B. (Foto: Paulo Francis)

Campo Grande perde mais um personagem da cidade. Nivaldo Lima dos Santos, o comerciante que vendia pastel em formato de capivara, morreu nesta sexta-feira, depois de três dias de internação. Ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos na manhã de hoje.

Em 2022, aos 56 anos, Nivaldo ganhou fama com “Capistel”, o pastel com contornos de capivara, vendido no principal endereço delas, em frente ao Parque das Nações Indígenas. Vai deixar sua marca aqui no Lado B, o primeiro a falar das versões mãe e filho do bichinho para vender no negócio de lanches que já administrava há quase 20 anos.

Ele se inspirou em Curitiba, onde a invenção surgiu, por ideia de filha de feirante. Os pastéis foram desenhados a mão pela chef pasteleira Cristiane Mitsue Yamashiro e produzidos por toda família, que já está na quarta geração de feirantes no Paraná.

Nivaldo procurou muito até encontrar alguém que produzisse o formato exato do animal. (Foto: Paulo Francis)
Nivaldo procurou muito até encontrar alguém que produzisse o formato exato do animal. (Foto: Paulo Francis)

Antes de vender por aqui, ele passou um bom tempo procurando alguém que fabricasse a o forma que identificasse se tratar do animal imediatamente, no bater de olho do cliente. A história foi contada em março de 2022 pelo Campo Grande News, com as idas e vindas de Nivaldo na arte de vender coisas novas.

Na época, ele justificou dizendo que também queria homenagear as vizinhas. "Porque aqui antes da pandemia era lotado delas. Isso aqui era muito grande, depois que elas foram para dentro do parque”, explica.

Mas ele sempre foi amigo de um dos animais símbolos da cidade. Por conta da propaganda boca a boca, algumas pessoas acabaram achando que o pastel era recheado com carne de capivara, lembrou Henrique Lopes dos Santos, de 31 anos, o filho do Nivaldo. “Teve gente que procurou e falou: 'É de capivara mesmo?' Aí eu tive que explicar que não, que o recheio era de carne bovina mesmo”, conta.

Animado com as vendas, Nivaldo resolveu trabalhar para acrescentar ao menu o pastel no formato de jacaré, peixe e tartaruga. E assim foi, homenageando mais três animais sul-mato-grossense.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias