História de abortos em Mato Grosso do Sul rende prêmio internacional
Série que investiga caso em Campo Grande foi a única brasileira a vencer o prêmio
O maior processo sobre aborto ilegal no Brasil ocorrido em Mato Grosso do Sul rendeu prêmio intercional ao podcast Caso das 10 Mil, da Folha de São Paulo. A produção lançada em agosto de 2023 venceu o International Women's Podcast Awards na categoria de produções em língua não-inglesa.
O prêmio reúne trabalhos feitos por mulheres e pessoas não binárias e foi criado pela empresa britânica de áudio Everybody Media. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu nesta quarta-feira (19), em Londres.
A série foi a única brasileira a levar o prêmio. Entre as premiadas estão produções da jornalista americana Sarah Koenig, responsável pela primeira temporada do podcast Serial, e de veículos como a BBC.
Caso das 10 Mil investiga a derrocada da clínica especializada em abortos em Campo Grande que levou ao processo de quase 10 mil mulheres e a um acirramento da disputa política sobre o tema no país.
As repórteres Angela Boldrini e Carolina Moraes viajaram a Campo Grande, Brasília, Belo Horizonte e Uberlândia para resgatar a história da clínica e debater os caminhos da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil.
Em abril de 2010, a ex-funcionárias da clínica foram condenadas por aborto ilegal. A médica responsável se suicidou antes do júri popular.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.