ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Kami ajudou desconhecido e hoje viaja o mundo com ele

Campo-grandense conheceu Keith fazendo voluntariado; juntos viajaram seis países e neste mês estão no Brasil

Por Jéssica Fernandes | 19/12/2023 08:13
Kami Queiroz e Keith Mackcrill viajam pelo mundo desde dezembro de 2022. (Foto: Arquivo pessoal)
Kami Queiroz e Keith Mackcrill viajam pelo mundo desde dezembro de 2022. (Foto: Arquivo pessoal)

Kami Queiroz, de 34 anos, saiu de Campo Grande em 2022 com um objetivo em mente: fazer voluntariado e aprender inglês. O que a filmmaker não imaginava é que na Inglaterra o trabalho a faria conhecer Keith Mackrill, de 69 anos. Após meses de cafés da manhã, videoclipes de Pink Floyd e muita conversa nasceu a amizade. Hoje, eles viajam o mundo juntos e neste mês chegaram ao Brasil onde Keith conheceu a família de Kami.

A história da brasileira e o inglês ganhou sites e alguns perfis na internet. No Instagram SOS Mochileiras, Kami compartilha com seguidores cada nova aventura e lugar que visita com Keith. Desde dezembro de 2022, os viajantes passaram por Egito, Turquia, Jordânia, Escócia, Palestina e Chipre.

O Brasil é o sétimo país no roteiro deles e com certeza não é o último. Keith e Kami têm um roteiro pronto para cruzar mais fronteiras, mas por enquanto os passeios serão em outros estados do País, sendo o próximo o Rio de Janeiro onde passarão o Réveillon.

Veja o vídeo:

O Lado B visitou a filmmaker onde conversou sobre a trajetória dela até aqui e o que Keith tem achado dos últimos 13 dias em terras brasileiras. Para contar o começo da história, Kami volta em março de 2022 e como na época procurava uma forma viável financeiramente de aprender o novo idioma.

“Eu sai do Brasil para aprender inglês para fazer voluntariado. Eu fui para Inglaterra e comecei a procurar voluntariado para viver com famílias e falar inglês. [...] Eu troco meu tempo em troca de hospedagem, alimentação e convivência para praticar inglês. Um dos principais trabalhos que tem é ajudar famílias”, explica.

Através do voluntariado, a campo-grandense chegou a casa de Keith onde tinha como função preparar o café da manhã. O contador aposentado morava no interior da Inglaterra na casa que pertencia aos pais. Sem nunca ter casado ou tido filhos, Keith vivia há três décadas sozinho sem ter contato com nenhum parente.

Kami Queiroz fala sobre começo da amizade com o inglês Keith Mackrill. (Foto: Paulo Francis)
Kami Queiroz fala sobre começo da amizade com o inglês Keith Mackrill. (Foto: Paulo Francis)
Em Campo Grande, Keith passa os dias na casa da mãe de Kami. (Foto: Paulo Francis)
Em Campo Grande, Keith passa os dias na casa da mãe de Kami. (Foto: Paulo Francis)

Foi nessa situação, passando os dias sem sair de casa assistindo videoclipes na sala, que Kami recorda como o conheceu. “Eu cheguei lá e ele estava assistindo ao videoclipe do Pink Floyd e achei aquilo incrível, achei interessante porque gostava da banda”, afirma. Na época, todos os dias, Kami chegava e puxava assunto com o aposentado sobre o videoclipe, música e as bandas que ouvia.

No começo, os diálogos eram poucos e quase sempre sobre o assunto música. Café da manhã após café da manhã, Keith começou a abrir um pouco mais da própria vida para a voluntária brasileira. “Eu comecei a ir na casa, organizar, comer com ele e foi quando comecei a conversar. Foi quando ele começou a rir porque eu falava errado, pedia ajuda, ele me ensinava e morria de rir. Foi criando uma conexão”, diz.

A relação de amizade que construiu com a brasileira, segundo Keith, o deixou ‘muito feliz e confortável’. Nesse momento da entrevista, eles riem após o contador também dizer que Kami é ‘muito doida’. Apesar de ser um pouco tímido e reservado diante das visitas, o inglês se mostra quase outra pessoa ao conversar com a campo-grandense. “Comigo ele é muito aberto, ele faz piada em inglês, conversa, mas foi um desafio abrir a porteira com ele”, fala.

Dos sete países que cruzaram até agora, Kami e Keith passaram pelo Egito. (Foto: Arquivo pessoal)
Dos sete países que cruzaram até agora, Kami e Keith passaram pelo Egito. (Foto: Arquivo pessoal)

Essa primeira conexão fez com que a filmmaker descobrisse a vontade que Keith tinha de viajar. A primeira viagem entre os dois foi dentro da Inglaterra mesmo, em Oxford. Lá, em mais uma conversa, ela soube que o inglês passaria o fim de ano sozinho em casa e aí veio o convite para outra viagem.

“Eu saí da Inglaterra, fui para Chipre e foi onde meu anfitrião levou ele para passar o Natal comigo. Foi quando falei pra ele: ‘Você quer voltar para a Inglaterra quando?’ e ele: ‘Eu não quero voltar’. Foi nosso primeiro Natal, Ano Novo”, comenta.

No Natal de 2022, Keith fez uma lista de desejos para 2023. Na lista, ele colocou que gostaria de fazer mais exercícios, viajar, visitar mais pubs, ‘fazer os dentes’, falar ‘mais como a Kami’ e conhecer a família dela no Brasil.

Os viajantes assistiram ao show do Coldplay no estádio de futebol em Manchester. (Foto: Arquivo pessoal)
Os viajantes assistiram ao show do Coldplay no estádio de futebol em Manchester. (Foto: Arquivo pessoal)

Na virada do ano, a lista do contador começou a ser posta em prática começando pela viagem à Turquia onde ele fez o tratamento dentário e até colocou um brinco na orelha. Nas postagens do Instagram de Kami é possível ver o que eles vivenciaram não só nesse país, mas nos outros seis.

A vida cruzando fronteiras e desbravando novos cenários exige muito planejamento. Kami dá detalhes de como faz para organizar o roteiro de viagens. “Pra eu fazer acontecer é muito trabalho, porque é reserva, tem que saber custo-benefício e tem que ter acessibilidade. Logística com Keith é um trabalho muito grande, eu tô trabalhando essa viagem (Brasil) há seis meses”, declara.

Apesar de ficar responsável pela logística, a campo-grandense mantém Keith a par de tudo. “Ele tem uma planilha com todos os gastos, ele tem uma planilha com todo o roteiro do Brasil, ele tem uma planilha por mês do quanto ele gasta”, pontua.

Turquia é um dos lugares que os dois conheceram juntos. (Foto: Arquivo pessoal)
Turquia é um dos lugares que os dois conheceram juntos. (Foto: Arquivo pessoal)

O roteiro no Brasil, por exemplo, inclui desde ir à Feira Central experimentar sobá em Campo Grande a curtir algumas praias no Nordeste. Dos lugares que diz ter mais gostado de conhecer no último 1 ano, o contador aposentado coloca o Brasil em primeiro lugar ‘Porque as pessoas são legais e por causa do clima’.

Além do clima, Keith tem adorado experimentar a culinária brasileira e principalmente o açaí. Na Capital, ele experimentou o tereré, porém não gostou tanto da bebida por achar amarga.

Na reta final de 2023, Keith conseguiu cumprir praticamente todos os desejos da lista. Agora, ele está ‘bastante animado’ para ir para o Rio de Janeiro e fazer o cruzeiro na Amazônia. A volta para a casa na Inglaterra irá demorar, mas enquanto isso Keith não tem nem um pouco de pressa.

Primeira parada dos dois no Brasil foi em Curitiba. (Foto: Arquivo pessoal)
Primeira parada dos dois no Brasil foi em Curitiba. (Foto: Arquivo pessoal)

Após anos sozinho em casa, Keith é um viajante que ganhou a companhia da primeira amiga brasileira. Kami o adotou e vice-versa. Assim, eles seguem nessa aventura que está longe de chegar ao fim.

Quem quiser acompanhar as viagens, o perfil no Instagram é @sosmochileiras

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias