Mãe de 14 filhos, Neninha chegou aos 100 anos e ama dizer que tem saúde
Além de saúde, dona Neninha esbanja boas memórias e a felicidade de ter toda a família reunida
Dona Rita Josefa da Conceição, carinhosamente chamada de Neninha, chega aos seus 100 anos de idade cheia de saúde, lúcisa e repleta de lembranças preciosas. Para comemorar esse momento, a família organizou um festão na tarde deste domingo (19), e teve gente pegando até voo de Pernambuco, só para passar o dia ao lado da matriarca, que é muito querida por todos.
O amor por Neninha é imenso, e prova disso foram os vários abraços, beijos e palavras de afetos direcionados à ela, enquanto recepcionava os convidados sentada em uma cadeira no salão de festas.
De Machados, cidade do Estado de Pernambuco, Neninha chegou em Mato Grosso do Sul em 1961, junto dos filhos, para acompanhar o marido, que se mudou para a zona rural de Coxim em busca de melhores oportunidades de emprego. Lá, ela trabalhou por muitos anos na lavoura, para ajudar a criar os filhos.
O que mais surpreende, é que Neninha garante que nunca foi parar na porta de um hospital com os filhos e ela mesma se orgulha disso. Em poucas palavras, ela explica que toda a família sempre teve muita saúde, “graças a Deus”, completa. A única exceção foi quando um dos meninos quebrou a perna, e precisou ser engessado.
A própria matriarca é um exemplo de saúde plena. Ela conta que nesses 100 anos de vida, jamais precisou de assistência médica significativa, e nunca enfrentou doenças graves. A única exceção é a visão, que por conta da idade avançada, está debilitada.
“Sempre que eu tinha uma gripe, qualquer doença, eu bebia um chá caseiro. Nunca levei meu filho no médico, era tudo chá do mato e tudo era saudável. A minha vida foi uma vida boa e muito trabalhosa, porque eu criei meus filhos na roça. Eu agradeço a Jesus Cristo por isso tudo que ele tem feito por mim”, conta Neninha.
Neninha diz que é muito grata por ter chegado a essa idade bem e saudável, e de ver toda a família reunida. Ela confessa que se ainda tivesse a visão boa, gostaria de viver mais um “bocado” de anos. “Se eu tivesse a minha vista boa, tudo bem, mas a minha vista tá muito embaraçada”, comenta. O segredo para viver uma vida boa e tranquila, ela diz que é “a paciência, fé em Deus, saúde, felicidade, paz e amor”.
Em 100 anos de vida, Neninha deu à luz a 14 filhos. Quem ajudou a contar a quantidade de netos foi o filho, Eronildes Mendes de Souza Filho, 74, e o sobrinho Jeová Santiago, 65, mas são tantos, que até perderam a conta ao chegar no número 28. Neninha também tem vários bisnetos e tataranetos, mas eles nem se arriscaram a contar.
Apesar da família ser grande, a neta, Rose, diz que a avó lembra do nome de todos. “No momento você chega e fala, avó, lembra de mim? Daí ela fica pensando, aí você fala seu nome, e ela diz ‘Rose do Horácio’. Ela lembrou que eu sou a Rose, filha do Horácio, que é o filho dela, que eu sou esposa do Tuz, mãe da Renata. Ela puxa [pelo nome] e ela lembra”.
Jeová, que veio de Pernambuco para o aniversário, diz que a tia é um “exemplo de mulher” e o baluarte (espécie de alicerce) para toda a família.
A senhora que senta, com um sorriso no rosto enquanto cumprimenta a todos, enfrentou um passado de muita luta para criar todos os filhos, conforme relata o sobrinho.
“Ela é uma pessoa realmente que tem muito exemplo positivo para nos dar. E a gente fica muito feliz de comemorar, porque família é um dos maiores bens que a gente tem na vida”.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: