ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Mãe lança livro para abraçar quem já perdeu alguém para o suicídio

Através da obra, jornalista espera ajudar outras pessoas e falar abertamente sobre a depressão

Por Jéssica Fernandes | 02/07/2024 07:23
Marília Adrien segura foto de Daniella durante entrevista ao Campo Grande News em 2021. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)
Marília Adrien segura foto de Daniella durante entrevista ao Campo Grande News em 2021. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)

“Luto não tem tempo. Eu venho bem porque tenho muita fé”, diz Marília Adrien de Castro, de 69 anos. Em maio de 2021, ela perdeu a filha Daniella de Castro de Nascimento, que cometeu suicídio, aos 47 anos. Neste mês, a jornalista lança o livro que mescla a biografia da médica veterinária com uma mensagem voltada às pessoas enlutadas e também aquelas que têm transtornos psicológicos, como depressão.

O ‘Olhar de Daniella’ começou a ser escrito no final de 2021 e levou dois anos e meio para ser concluído. Nesse tempo, Marília conta que poder ajudar pessoas que passaram e ainda passam por situações como a dela foi o que a moveu no processo.

“Eu fiz o livro de autoajuda mesclado com autobiografia porque o que me interessa é ajudar as pessoas com depressão que perderam o filho como eu perdi. Eu tenho tido um feedback bacana no sentido de sentir que as pessoas podem ajudar [as outras]”, comenta.

Livro 'O Olhar de Daniella' está disponível para público no formato físico e online. (Foto: Arquivo pessoal)
Livro 'O Olhar de Daniella' está disponível para público no formato físico e online. (Foto: Arquivo pessoal)

Enquanto escritora, Marília procurou falar da filha a partir de outra perspectiva. Na obra, a própria jornalista se coloca em uma posição diferente para além de mãe. “Eu fiz vendo a Dani como outro personagem, então consegui trabalhar o livro. [...] Sempre com o olhar voltado pro outro, mas eu estou ali”, explica.

A principal proposta, segundo a jornalista, é trazer ao público o tema pouco conversado e que carrega estigma social. O suicídio é algo que Marília aborda de forma aberta e sincera usando a história da Daniella como exemplo.  “O livro começo com a Dani de quando começou um certo desvio que foi na adolescência. Era quando ela não aceitava o próprio corpo apesar de lindíssima”, fala.

“O Olhar de Daniella” dialoga com o leitor em diferentes abordagens da depressão visando entendimento biopsicossocial já que o o suicídio é uma ocorrência complexa e influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais.

Nos últimos dois anos e meio, Marília pesquisou e encontrou dados impactantes que serviram para compor a obra, sendo um deles as estatísticas que colocam jovens de 15 a 16 anos no grupo principal de suicídio a nível mundial.

Para indicar o caminho para aqueles que precisam de ajuda, a escritora criou um capítulo ‘Procure Ajuda’ onde é possível conferir de que forma procurar auxílio. “Quem ler vai começar a ter um olhar interno, de observar mais”, explica.

Além da autoanálise, Marília espera que os leitores desenvolvam um olhar ao próximo. “Eu quero com esse livro ampliar e não negar a visão de que o outro ao seu lado pode estar deprimido. Você pode ter esse olhar de ajudar”, reforça.

Suicídio - Daniella se despediu da vida em maio de 2021 deixando dois filhos. A médica veterinária tinha síndrome do pânico e realizava tratamento. “Ela sempre fez cirurgia, mas começou a sentir medo, chorava e tremia. Era muita ansiedade, angústia no peito e a doença foi se agravando, porque os remédios não faziam efeito. Ela tomava e começava a se sentir mal”, disse Marília em entrevista ao Campo Grande News em 2021.

Três anos depois do fato, a jornalista afirma que o luto não passa e é sempre um dia de cada vez. “Eu sei que tenho uma força porque penso muito na vida e tenho as crianças que me movem”, completa.

Os interessados em adquirir o livro ‘O Olhar de Daniella’ podem entrar em contato com a jornalista  (67) 99613-7695. O valor do livro é R$ 50 e está disponível no formato online e físico.

Ajuda - Nem sempre é fácil tratar o assunto, falando da gravidade do problema, sem aprofundar na prática do suicídio. Mas precisamos falar sobre, dialogar é prevenir. Em Campo Grande, o Grupo Amor Vida (GAV) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do 0800 750 5554, sem identificador de chamadas. Ligue sempre que precisar!

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias