Na Páscoa, o que não falta é gente sem noção querendo alugar coelho
Quem cria os animais alerta para compra impulsiva e falta de cuidado com bichinhos
A famosa caça aos ovos de Páscoa é fofa, mas pode trazer inúmeros problemas como o abandono de coelhos e mostrar o lado sórdido do ser humano. Quem cria os animais conta que até pedidos de aluguel dos bichinhos já ouviu, e o pior, não é incomum. Pelo contrário, nessa época tem gente que implora.
Evelyn Cristina vende os animais e explica que é assustador o número de pedidos para alugar os coelhos. O motivo? Fazer brincadeiras e sessões de fotos.
“Nessa época chove de pessoas que querem alugar coelho, sendo que nem se preocupam com os cuidados. Eu não faço isso. Elas normalmente falam: ‘eu quero alugar um coelho, você aluga? Por favor, meu filho nunca viu coelho, eu gostaria de levar para o Domingo da Páscoa, por um dia. Eu vou fazer a caça do ovo da Páscoa’. Geralmente, quase todas as pessoas que entram em contato são desse jeito.”
Além de querer "aparecer" com os bichos, muitos compram e não cuidam. Segundo ela, os coelhos saem do criatório com protocolo de saúde completo, vermífugo, vitaminas, suplementos e check-up feito por veterinário.
Com 15 anos no ramo, Evelyn Cristina insiste que os clientes não devem comprar por impulso. Ela recomenda que verifiquem se alguém da família tem alergia ou qualquer fator que coloque o animal em risco.
“Nessa época, tem muitos que compram por impulso, criança pedindo. Poucos dias depois vem a notícia de que o coelho morreu — pois cuidaram errado, mesmo orientando — ou então não querem mais o coelho. Eles não são descartáveis. Compre com amor. São animais que, bem cuidados, vivem de 8 a 12 anos.
Quando crianças visitam o local, também há problemas. Segundo ela, os pequenos muitas vezes gritam e assustam os coelhos.

“Uma vez uma moça veio comprar um coelho com uma criança super energética. A criança ficava cutucando o coelho na gaiola e eu falava: ‘não pode’, mas ela não respeitava. Queria apertar, e quando pegava no colo, a gente explicava: ‘não pode apertar’. Uma vez já derrubaram o coelho. Ele pode fraturar, machucar alguma coisa.”
Coelhos são animais sensíveis, têm coração acelerado, podem se assustar facilmente e sofrer lesões. O ideal é que a pessoa interessada garanta que o animal terá espaço adequado, alimentação e os cuidados necessários, assim como qualquer outro pet. Também é recomendado que a compra seja consciente e duradoura, e não por impulso.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.