ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México

Minivan de seis metros quadrados é lar de aventureiros que estacionaram em Campo Grande

Por Clayton Neves | 13/02/2025 07:32
No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México
Paola, Davi, a filha do casal, Gaia, de 2 anos, e Wicca, a pet da família. (Foto: Osmar Veiga)

Há cinco anos, enquanto o mundo parava com medo da covid-19, a argentina Paola González tomava a decisão que daria um novo sentido à sua vida. Na época, com 30 anos, a artesã se despediu dos luxos da cidade grande e da correria de Buenos Aires, onde morava com a família. O destino? O mundo!

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Com 6 m², La Chola é casa andante de família que se aventura pela América Latina. A argentina Paola González, seu marido Davi, a filha Gaia e a cadela Wicca vivem em uma minivan adaptada, explorando países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, com destino final no México. A vida simples na estrada ensina a família a valorizar momentos juntos e a natureza. Sustentam-se com a venda de artesanato e contam com a solidariedade de desconhecidos. Em Mato Grosso do Sul, ficaram impressionados com a receptividade e a proximidade com a fauna local. A aventura deve durar mais alguns anos.

Em uma minivan com apenas seis metros quadrados, Paola vive dias de tranquilidade ao lado do marido, Davi, da filha, Gaia, de 2 anos, e da cadela Wicca, uma labradora de 11 anos e velha companheira de viagens.

O veículo, apelidado de "La Chola" — uma homenagem às mulheres indígenas da Bolívia —, foi totalmente adaptado para conduzir a família rumo ao sonho de desbravar a América Latina. Apaixonado por viagens, o casal transformou a vida em um mochilão permanente, sem prazo determinado para acabar.

Em frente ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a família aventureira fez mais uma parada no roteiro que tem o México como destino. Para quem vê de fora, a "casa andante" parece até desafiar as leis da física por ser capaz de abrigar toda uma família. No entanto, a artesã garante que o veículo segue a linha "coração de mãe", com espaço para todo mundo.

No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México

“O que falta de espaço sobra de amor. Nossa vida é simples, mas aqui temos tudo o que precisamos. Na estrada aprendemos que não é preciso muito para ser feliz, e o maior prazer é estar perto da família e apreciar coisas simples, como fazer amizades, observar a natureza e cozinhar algo para comer”, explica.

Dentro do "La Chola", adaptação é regra para a família argentina, mas, para quem está há tanto tempo na estrada, certos "perrengues" já são facilmente contornados.

Atrás da área da direção, o veículo comporta um lar com duas camas, um fogão de duas bocas e forno, além de um banheiro seco. A estrutura não tem chuveiro e, quando não encontram uma casa ou comércio para tomar banho, a opção é usar um balde.

“Temos um reservatório acoplado onde cabem 25 litros de água, que geralmente usamos para lavar pratos e o rosto. Quando não tem outro jeito, puxamos uma lona para fazer uma área improvisada de banho”, relata.

No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México
Em seis metros quadrados, minivan tem lavatória, fogão, duas camas e armário. (Foto: Osmar Veiga)

Em um baú de um metro, anexado à traseira da minivan, a família guarda tudo o que tem. “Nas viagens, o carro balança muito, então nada pode ir solto”, conta.

Depois de rodar por parte da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, a família chegou a Mato Grosso do Sul no dia 29 de janeiro, após cruzar a fronteira de Corumbá. “Nosso plano é sempre seguir em direção ao norte até chegar ao México. Não temos pressa, queremos aproveitar o trajeto e apreciar cada simples detalhe do caminho. Quando chegarmos ao México, retornaremos para a Argentina”, detalha.

No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México
Família argentina no distrito de Camisão, em Aquidauana. (Foto: Osmar Veiga)

Em terras sul-mato-grossenses, já visitaram Corumbá, Aquidauana e participaram da Festa do Pequi, no distrito de Camisão. Na última sexta-feira, estacionaram em frente ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. No MS, tiveram experiências que só o Estado pode proporcionar.

“Senti as pessoas muito receptivas, principalmente no interior do Estado, mas o contato com a natureza com certeza é um diferencial que nos impressionou. De onde eu venho, na Argentina, só víamos animais e florestas em reservas ou lugares muito específicos. Aqui, sempre tem uma arara passando, já vimos cutias e tudo muito de perto”, afirma.

Para bancar os custos da vida nômade, Paola e Davi confeccionam anéis, pulseiras e vendem cristais energéticos por onde passam. Os preços variam de R$ 5 a R$ 60 e o comércio ajuda a comprar o que é essencial. No entanto, a maior ajuda vem da solidariedade de quem encontram pelo caminho.

No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México
Venda de artesanatos ajuda a pagar as despesas da vida nômade. (Foto: Osmar Veiga)

“Estamos acostumados a falar sobre a maldade alheia, mas no mundo também existem muitas pessoas solidárias, que abrem as portas de casa para receber e ajudar o próximo. Isso é fantástico”, pontua.

Enquanto a volta pela América Latina não termina, a família se curte e compartilha experiências de amor e cumplicidade. Depois disso, o plano é tornar a casa sobre rodas boa lembrança de uma aventura compartilhada.

 "Vamos voltar para a Argentina e vai ser em uma casa térrea. Lá temos família e vamos focar no crescimento da nossa filha", finaliza.

No aperto de casa sobre rodas, família vive aventura rumo ao México
Uma das paradas foi em San José de Chiquitos, na Bolívia. (Foto: Osmar Veiga)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias