No Cafezais, segurança é garantida com Chokito patrulhando de moto
Ele é um cachorro de rua, que encontrou Anderson e resolveu se aventurar pela cidade em cima de uma moto, protegendo os cidadãos
E foi na Avenida dos Cafezais que Anderson Garcia Nóbrega conheceu Chokito e fez dele seu fiel companheiro de trabalho. O cachorro era de rua, vivia perambulando a região sul de Campo Grande, onde fez amizades com os moradores. Aos poucos foi ganhando a confiança e, por gratidão, resolveu se tornar segurança, patrulhando numa moto.
“Ensinei a subir em cima da moto e agora faz patrulhamento comigo. Coloquei uma farda e uma camisa de segurança nele, e vou ensinando técnicas de farejamento. Aos poucos, vai aprendendo”, conta Anderson.
Ele trabalha como segurança à noite, rodando as ruas da região para evitar que algo ruim aconteça com as famílias. Notando a habilidade de Chokito, decidiu colocá-lo em cima da moto. “Já tem uns dez dias que anda comigo. Antes tinha medo, agora até pula no veículo”.
Chokito é um cachorro vira-lata, que tem cerca de 12 anos. Nas cores preto e branco, ele encanta qualquer pessoa com seu jeito dócil de ser. Adora se aventurar ao lado do amigo e sentir o vento soprar no focinho enquanto fica com a língua para fora da boca.
“Conheci ele porque costumava frequentar a conveniência do Bahia, que é um amigo meu. O Chokito sempre aparecia lá para comer, beber água, inclusive tomar remédio quando está doente. Foi levado para casa desse amigo, porém fugiu de lá e ficou quatro meses desaparecido até voltar aqui”, conta Anderson.
Por saberem que o doguinho que não curte ficar dentro de casa, os moradores da região resolveram ajudar apenas com alimentos. O cão se aproximou de Anderson e aos poucos foi conquistando sua confiança.
“Passei a levar para minha casa, mas sempre deixo a porta aberta para ele sair quando quiser. Ele sai num dia, mas volta no outro. É um cachorro rueiro, que gosta de passear pelas ruas da cidade”.
Anderson trabalha nas noites e quando chega o fim da tarde, Chokito aparece todo animado para sair com o dono. Ele passou a fazer companhia para Anderson durante o trabalho, patrulhando no período noturno. “Teve uma vez que ele cansou e decidi colocar na moto, desde então não parou mais de andar nela”.
O segurança conta que toda vez que sai com o companheiro, faz a alegria das pessoas. “Quando os moradores veem ele, reagem bem. De criança a adultos e idosos gostam dele, tem gente que pede para tirar foto. No último fim de semana, Chokito participou de uma passeata, estava tranquilo”, diz.
Para Anderson, um cachorro transforma a rotina do dono. “É sempre bom ter um, pois o ambiente fica mais leve, tira o estresse e traz alegria. As pessoas que tiveram um dia ruim, quando veem ele em cima da moto, começam a sorrir e isso já muda completamente o dia dela”.
Enquanto os moradores se divertem com Chokito, ele aproveita para cuidar da segurança da região sul de Campo Grande.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).
Confira a galeria de imagens: