ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

No pedal dos 'pebas', o único lema que vale é 'pedalar para comer'

Há 1 ano e 8 meses, turma se uniu para pedalar na cidade e fazer 'resenha' no rodízio

Jéssica Fernandes | 08/04/2023 07:00
Grupo 'Pedal dos Pebas' começou há 1 ano e 8 meses. (Foto: Arquivo pessoal)
Grupo 'Pedal dos Pebas' começou há 1 ano e 8 meses. (Foto: Arquivo pessoal)

O grupo de ciclismo ‘Pedal dos Pebas’ tem 1 ano e 8 meses de história pra contar. O amor pelo esporte e a famosa ‘resenha’ é o que une a turma composta por pessoas de diferentes idades. Sem restrições ou muitas regras, o grupo só tem um lema: ‘Pedalar para comer’.

Paulo Rafael Kottvitz da Silva, de 32 anos, é o fundador do pedal que durante a semana realiza percursos na cidade e nos finais de semana participa de trilhas. Antes de fazer amigos que compartilham a paixão pelo esporte, o porteiro pedalava sozinho.

O ciclista comenta que começou a atividade durante a pandemia após notar que estava ficando depressivo. “Na pandemia tudo fechou, eu não estava conseguindo trabalho, piorou muito mais a ansiedade e depressão. Eu tinha engordado 30 quilos em dois anos, fui fazer atividade física e consegui perder 35 quilos conta”, conta.

'Pedal dos Pebas' tem como lema a frase 'pedalar para comer'. (Foto: Arquivo pessoal)
'Pedal dos Pebas' tem como lema a frase 'pedalar para comer'. (Foto: Arquivo pessoal)

Antes de conseguir emagrecer, o começo não foi nada fácil para o ciclista que pedalava menos de cinco quilômetros. “Eu ia pedalar de bicicleta, mas eram dois, três quilômetros, tudo pertinho, mas fui pegando gosto”, afirma.

Paulo pegou o jeito na bicicleta e passou a percorrer longas distâncias. A partir disso veio a vontade de pedalar na companhia de outras pessoas e não demorou para surgir a ideia do grupo. “Um dia falei: ‘Vou criar um grupo para todo mundo pedalar, desde os peba aos galáticos”, comenta.

A linguagem ‘peba’ e ‘galáctico’ pode parecer estranha para quem não entende de pedal ou ciclismo, por isso, ele faz questão de explicar o significado.

Grupo de ciclistas realiza trilhas nos finais de semana. (Foto: Arquivo pessoal)
Grupo de ciclistas realiza trilhas nos finais de semana. (Foto: Arquivo pessoal)

“Peba no ciclismo é uma pessoa que pedala tranquila, sem compromisso, sem se preocupar com velocidade. Ciclistas que não se importam com tempo, competir, que vai pra comer, beber e resenha”, diz. Já os ‘galácticos’ são os atletas de alto rendimento que gostam de competir e encaram o esporte com mais seriedade.

A turma dos pebas conta com 260 participantes que se encontram semanalmente. “O pedal passeio é toda terça-feira e no final de semana a gente faz trilha. Nunca ninguém fica pra trás, a gente é um grupo bem aberto. Todo mundo é peba com orgulho”, destaca.

Já que uma das propostas do grupo é pedalar para comer, a galera também se reúne em pizzarias, lanchonetes e restaurantes. “De vez em quando a gente faz uma resenha, faz churrasco, já fomos pra rodízio, sempre estamos unidos”, conclui.

Quem quiser conhecer o grupo, o perfil no Instagram é @pedaldospebascg

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias