Paixão por plantas fez casa ser tomada por maracujazeiro
Ideia de Marta era que a trepadeira ficasse focada na cobertura da garagem, mas planta se espalhou
Há pouco mais de um ano, Marta Gonçalves Velasquez cansou de gastar tanto em supermercados para comprar maracujá. Pensando na paixão que tem por plantas e a vontade de economizar, ela plantou seu próprio maracujazeiro que acabou tomando o lar.
Hoje, quem passa ela esquina da casa de Marta não consegue deixar de ficar curioso com a quantidade de folhagens e frutas que dividem o espaço com o muro. Assim como do lado de fora, a trepadeira também reservou seu espaço no quintal e não deve sair de lá.
“Todo mundo que passa acaba levando maracujá ou perguntando se pode mesmo colher. Não compro mais, tenho para mim e também para dividir”, conta a moradora sobre a curiosidade dos pedestres no caminho. Acostumada a plantar, Marta narra que o gosto pela terra começou logo cedo.
Nascida no Paraguai, ela comenta que viveu a maior parte da vida em uma chácara com a família e, por isso, sempre que quer algo acaba plantando. E foi justamente esse o caso com os maracujás que se espalham por ali.
Enquanto passava por supermercados e frutarias procurando por maracujá, decidiu que não fazia mais sentido seguir gastando com a fruta. “É uma fruta muito cara, às vezes sai mais de R$ 18 o quilo. Então, fiz minha mudinha e comecei a plantar aqui. Ela não é fácil, é bastante teimosa e você precisa ir ajeitando”.
Com paciência de sobra, a moradora comenta que se dedica parte do tempo justamente com as plantas de casa. Assim, ficar de olho no maracujazeiro não foi nenhuma irritação, pelo contrário.
“Fui cuidando, aí fizemos esse espaço na garagem para ela ter como subir até que as folhagens começaram a se espalhar. No início, até tiramos parte, mas ela continuou espalhando”, diz Marta.
Entre as manutenções, já foi possível colher a fruta algumas vezes e, por último, decidiu que a trepadeira poderia realmente crescer. “Ela foi ficando bonita, crescendo e agora segue até no quintal da casa do lado, que é do meu irmão”.
Por gostar de natureza, Marta também pontua que a presença de frutas a fácil acesso de crianças é algo que pode ajudar a mostrar sobre a importância de árvores e plantas em geral.
“As pessoas passam pedindo, muitas vezes os pais perguntam se podem pegar para os filhos e costumo falar que podem, mas que também é importante aprender a plantar. Desse jeito, desde pequenos vão saber a importância”, completa a moradora.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).